Agenda | Da Redação/Com Cassilândia News | 23/12/2015 16h38

Grávida pode tomar a vacina da gripe?

Compartilhe:

 A vacina de gripe usada no Brasil é preparada com um vírus inativo, e não há provas de que possa ser prejudicial ao bebê. No entanto, como quaisquer medicações durante a gravidez, há alguns especialistas que consideram melhor não tomá-la, a menos que haja uma indicação médica específica.

A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, é de que mulheres grávidas sejam vacinadas contra a gripe durante a temporada em que a doença é mais frequente. As vacinas costumam ser disponibilizadas no outono, todos os anos. A vacina de um ano não faz efeito no ano seguinte.

Em 2015, o Ministério da Saúde disponibilizou a vacina da gripe gratuitamente para todas as mulheres grávidas. Procure um posto de saúde para maiores informações, ou consulte o Portal da Saúde, do Ministério da Saúde.

Mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, estejam amamentando ou não, e crianças de 6 meses a 5 anos também podem tomar a vacina grátis nos postos de saúde a partir do início da campanha anual.

Infelizmente, mulheres grávidas ficam mais suscetíveis a infecções como gripes e resfriados devido a um mecanismo do organismo que baixa ligeiramente as defesas imunológicas para não haver rejeição ao feto. Por isso há risco maior de complicações, comparável aos riscos corridos por idosos.

Além disso, a OMS considera que a vacinação protege também o bebê em seus primeiros meses de vida.

Durante o inverno, procure dar uma fortalecida no seu sistema imunológico comendo muitas frutas frescas, verduras e legumes. Esse tipo de alimento contém antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a combater infecções. Converse com seu obstetra sobre suplementos vitamínicos para gestantes. Descanse bastante e tente se estressar o menos possível.

Se por um acaso vier a ter sintomas de gripe, como febre, calafrios, dor no corpo e perda de apetite, fale com o médico sobre o que pode tomar, porque é importante manter a temperatura normal durante a gravidez. Procure não ficar agasalhada demais, tome bastante líquido, deite-se e não volte às atividades do dia-a-dia até que esteja completamente recuperada.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS