Em Três Lagoas, programa “Amigos do Campo” volta à ativa

"/>
Agronegócio | Com Prefeitura de Três Lagoas | 26/02/2021 10h43

Em Três Lagoas, programa “Amigos do Campo” volta à ativa

Compartilhe:

O auxílio ao pequeno produtor rural é um dos lemas da Gestão Angelo Guerreiro e, na manhã da última quinta-feira (25), a equipe técnica do Programa “Amigo do Campo” esteve no sítio do senhor Sebastião Clarindo da Silva, na região do Distrito de Arapuá, para realizar mais um serviço técnico especializado com bovinos.

Os profissionais do Departamento de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, auxiliaram o produtor na mochação de 15 bezerros, um serviço que exige força, técnica e, principalmente, trabalho em equipe.

O secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, também participou da ação e destacou a importância deste apoio ao homem do campo. “Mochar um bezerro não é tarefa fácil, pois, exige acompanhamento veterinário e, no mínimo, três pessoas para segurar o animal. Este programa existe e faz este tipo de atendimento para produtores como o Seu Tião, que trabalha sozinho em sua propriedade e não tem como pagar uma equipe para prestar este serviço”, explicou.

Celso destaca ainda que, a mochação é um método comum que impede o crescimento dos chifres em gado leiteiro, neste caso, para evitar acidentes entre os animais e com o ordenhador.

“Seu Tião” é pequeno produtor de leite e tira uma média de 120 litros por dia. Para ele, o apoio se faz necessário para o bem estar do seu rebanho “Se não fosse esse serviço e esta equipe tão competente, eu não teria como mochar meus bezerros. O Programa Amigo do Campo é o impulso que a nossa classe precisa para manter um trabalho de qualidade”, expressou.

O trabalho foi desempenhado pela equipe composta pela  médica veterinária Andréia Santana, engenheiro agrônomo Manoel Latta, técnicos agropecuários Eduardo Henrique Sypreste e Ailson Victor de Menezes.

O PROGRAMA

Criado em 2018, o Programa Amigo do Campo auxilia o pequeno produtor rural com equipe técnica composta por médica veterinária, técnicos agrícolas, engenheiro agrônomo e técnico agropecuário. Os serviços que a equipe presta apoio gratuitamente são:  mochação, castração e descornas de bovinos, vermifugação, vacinação de brucelose, carbúnculo e febre aftosa, apoio técnico em horta, pastagem e controle de pragas. O Programa ficou suspenso por um tempo devido à pandemia COVID-19.

SERVIÇO

Para ter o apoio da equipe do Programa “Amigos do Campo”, o pequeno produtor pode estar entrando em contato pelo número (67) 3929-9665 ou indo até a Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio, localizada na Rua Munir Thomé, 959 – Centro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS