Agropecuária | Com AviSite | 24/07/2020 10h14

Abates de frango sob SIF aumentam 1,38% nos 5 primeiros meses de 2020

Compartilhe:

O mais recente relatório do DIPOA aponta que em maio passado foram abatidas em estabelecimento registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) cerca de 434,2 milhões de aves, volume quase 7% inferior ao registrado um ano antes, em maio de 2020. O retrocesso ocorre após dois meses sucessivos de expansão no abate.

Apesar dessa redução, o volume acumulado entre janeiro e maio deste ano, da ordem de 2,247 milhões de cabeças permanece 1,38% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

No mesmo relatório em que divulga esses resultados, o DIPOA informa que, em junho passado, do total de 130 abatedouros avícolas com registro sob SIF/DIPOA, 25 deles (quase 20% do total) requisitaram, de forma emergencial, autorização para a realização de abates em turnos ou dias adicionais à sua regularidade operacional.

Conforme o órgão, “as medidas de gerenciamento dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOAs/DIPOA/SDA/MAPA) e o comprometimento de AFFAs e equipes técnicas com o momento de crise permitiram atender 88% da demanda pelos abates extras, sendo efetivados 60 abates em turnos adicionais.

O relatório não comenta, mas o número de abates em turnos adicionais recuou mais de 50% de um mês para outro, pois em maio foram efetivados 136 abates em turnos adicionais. Indício de que em junho passado ocorreu nova redução no número de cabeças abatidas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS