Água Clara | Com Unicom | 04/12/2016 13h42

Senai e Fibria iniciam nova turma e aula prática de cursos na área florestal

Compartilhe:

O Senai e a Fibria realizaram, nesta segunda-feira (28/11), em Água Clara (MS), a aula inaugural da 2ª turma do curso de mecânicos de máquinas florestais e deram início às aulas práticas da 1ª turma do curso de operadores de máquinas florestais. Os cursos fazem parte do programa de qualificação profissional na área florestal entre a entidade e a indústria de celulose iniciado em julho passado e envolve recursos da ordem de R$ 3,5 milhões, tanto para as ações de qualificação, quanto para o fornecimento da bolsa mensal, fomentando o desenvolvimento das comunidades da região de Água Clara, Brasilândia e Três Lagoas.

Segundo o diretor-técnico do Senai, Gilberto Evídio Schaedler, trata-se de uma importante parceria com a Fibria e a Prefeitura de Água Clara no sentido de disponibilizar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. “Neste caso específico é preciso destacar a relevância da parceria para as comunidades dos arredores, pois oportuniza aos trabalhadores o desenvolvimento de suas competências e a posterior contratação em uma grande empresa”, disse, explicando que, nesse momento em que se discute quais são as saídas para superar a crise no País, o Programa é um exemplo claro de desenvolvimento por meio de um trabalho conjunto da iniciativa pública e privada com a participação da população querendo construir o seu futuro através das oportunidades de uma formação consistente e de qualidade.

Já o prefeito de Água Clara, Silas José, que fez a abertura da aula inaugural, agradeceu pela confiança de diretores do Senai e da Fibria em escolher o município para continuar o trabalho de qualificação profissional. “Acreditamos nesse projeto e na educação profissional como instrumento para o desenvolvimento socioeconômico do nosso município. Alugamos esse prédio, fizemos vários investimentos, como mobília e equipamentos para que possam ter uma boa estrutura durante as aulas. Temos certeza que o ensino oferecido pelo Senai tem excelente qualidade e vocês terão muito orgulho em fazer parte do quadro funcional dessa grande empresa que é a Fibria”, concluiu.

As únicas alunas da turma, Claudeane Rodrigues da Silva e Maressa Gomes (24), disseram que a expectativa é grande. “Estamos abrindo mão de muitas coisas pelo objetivo de conquistar uma vida melhor através de dessa qualificação. Vamos dar o nosso melhor para sermos contratadas definitivamente”, declarou Claudeane ao lado da colega.

Aulas práticas

Com essa parceria, 634 profissionais serão qualificados nos cursos gratuitos de operador de máquinas florestais e de mecânico de máquinas florestais, sendo que os alunos terão direito a uniformes, kits escolares e uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.100,00 durante o período do treinamento. Para o gerente do Senai de Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos, o trabalho conjunto possibilita o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias.

“Com isso, ambos obtêm bons resultados. O Senai cumprindo com a missão de qualificar mão de obra, e a indústria contratando profissionais capacitados”, frisou Adevaldo Vasconcelos, informando que as aulas práticas contam com 136 alunos do curso de operador de máquinas florestais, que são realizadas em uma das fazendas da Fibria no município, tendo como objetivo apresentar as atividades da colheita florestal e todo cotidiano no campo, do trajeto à realização das refeições.

Os integrantes do curso contarão com formação teórica e prática, totalizando 412 horas de treinamento para operação em Módulos de Colheita, como são chamados os veículos equipados com computadores que enviam os dados de trabalho para fábrica. Os alunos já passaram pelas aulas teóricas que tiveram início em setembro.

“Com essa etapa de atividades práticas, o objetivo é formar profissionais de alta performance, que estarão preparados para atender a demanda da Fibria, e também de outros mercados de trabalho. Esse é o legado social que o Projeto Horizonte 2, construção da segunda linha de produção de celulose na unidade da Fibria em Três Lagoas (MS), está construindo nas comunidades vizinhas, promovendo o desenvolvimento social e econômico fomentado pela geração de emprego, renda e qualificação profissional”, declarou Arnaldo Milan, gerente de desenvolvimento humano e organizacional da Fibria.

O primeiro módulo do Programa beneficiou Água Clara com 136 vagas no curso de operadores e 74 para mecânicos de máquinas florestais. As vagas são destinadas para área Florestal, visando atender a demanda do Projeto Horizonte 2. “Estamos focados para que, no início das operações da nova linha de celulose, previsto para o último trimestre de 2017, a base florestal esteja adequada e equilibrada para sustentar os trabalhos”, afirmou o gerente-geral florestal da Fibria no Estado, Tomás Balistiero.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS