Aparecida do Taboado | Da redação/ com Costa Leste News | 25/05/2016 11h21

Agência da Agraer conta com mais um colaborador

Compartilhe:

Com o objetivo de fortalecer a classe rural, em especial ao pequeno produtor, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), localizada no prédio do Sindicato Rural, conta com mais um colaborador desde o último dia 16.
O engenheiro agrônomo, Cleiton Dalastra, é gestor de desenvolvimento rural que veio para somar junto às assistências técnicas e extensão rural que alavancam a produtividade dos agricultores familiares, juntamente com o coordenador, engenheiro agrônomo Atílio Eduardo Pioli.

Com o intuito de articular ações para culminar na melhoria de vida do pequeno produtor rural, tanto no âmbito cultural e social como no âmbito financeiro, Cleiton Dalastra contou que a Agraer trabalha de duas maneiras: atendimento na unidade e nas propriedades para realizar avaliações. A meta é atender mais de 200 pequenos produtores das mais diversas atividades, como: hortaliças, avicultura, piscicultura, gado de leite e extração de látex (cultivo de seringueiras).

Agora com o profissional em Aparecida do Taboado, as áreas de atuação serão divididas. Atílio ficará na área leiteira e Cleiton com hortifrutigranjeiro e piscicultura. Vários produtores foram identificados, principalmente proprietários de hortas que desconhecem os programas governamentais, como, por exemplo, o PNAI (Plano Nacional de Ação para a Inclusão), cujo propósito é de obrigar os governos Estadual e Municipal a adquirir no mínimo 30% de produtos para merenda escolar do produtor familiar. “O público está sendo identificado para ampliar e formalizar a classe, sendo necessário criar uma associação de produtores familiares para organizar a cadeia produtiva. Eu sinto que Aparecida do Taboado é muito promissora em diversos aspectos, principalmente na aceitação de assistência técnica por parte dos produtores; aqui o pessoal busca pela assistência e volta a procurar”, falou.

A região de Aparecida do Taboado é considerada pela Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) como uma das com maiores potenciais de Mato Grosso do Sul, devido a proximidade que faz com os grandes polos consumidores, como é o caso do Estado de São Paulo. O gestor de desenvolvimento rural pontuou que o principal desafio para os produtores é a questão da produção de São Paulo, pela proximidade e pelo valor mais em conta. “Os produtores terão que ser eficientes para concorrer com o mercado, mas é algo bem possível de se acontecer em curto espaço de tempo”, avaliou.

O escritório funciona em horário comercial, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O coordenador municipal explicou que os atendimentos são feitos individualmente para que haja qualidade no serviço de assistência técnica e extensão rural. “Nós trabalhamos na elaboração de projetos para financiamentos, visando investimento ou custeio agropecuário”, ressaltou.

Para solicitar a assistência técnica ou extensão rural o produtor deve procurar pela Agraer e agendar a data para visita. A assistência técnica é realizada por um engenheiro agrônomo que auxilia nas atividades a campo e detecta a real necessidade do local. No caso de extensão rural, a visita também é feita na propriedade e a Agraer apresenta novas tecnologias de produção ou formas de comercialização dos produtos oriundos das atividades agropecuárias ou até mesmo propõe atividades alternativas para o produtor.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS