Aparecida do Taboado | Da redação/com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 21/05/2015 11h34

CAPS realiza palestras no Dia de Luta Antimanicomial

Compartilhe:

No dia 18 de maio o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) “Tião Lapa” comemorou o Dia de Luta Antomanicomial com palestras para os seus pacientes acolhidos.

O objetivo, segundo a coordenadora Cristina Maria de Freitas Pires, foi de lembrar a história de luta do CAPS e a evolução do atendimento às pessoas com transtornos psicológicos.  Com o tema “De perto ninguém é normal, de longe também não”, a psicóloga ressaltou que é preciso que todos tenham em mente que a data é uma grande conquista. “Queremos mostrar que as pessoas precisam de um tratamento mais humano e isso a gente busca desenvolver diariamente aqui no CAPS”, disse.

Para abrir o evento, Leonardo, aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), fez uma apresentação cultural da música “Sou Louco”, de Ney Matogrosso. Logo após, a assistente social do CAPS, Andrea Cristina Dantas Santos, iniciou a primeira palestra do dia. Ela passou dois vídeos sobre a história de Luta Antimanicomial, falou sobre a história da saúde mental e frisou os avanços do tratamento e a criação do CAPS. “A saúde mental é vista com outros olhos hoje em dia. Todos nós precisamos de dignidade, respeito e liberdade. É isso que a gente tem através do direito de ir e vir”.

A enfermeira Janaina Parra ficou responsável por apresentar a equipe de trabalho e as atividades desenvolvidas no CAPS “Tião Lapa”. Segundo ela, no local foram acolhidos 700 pacientes, 60 deles foram encaminhados para outros serviços e em média 20 são atendidos diariamente na unidade. Ao finalizar, Janaina apresentou os artesanatos feitos pelos pacientes e parabenizou a todos por estarem rigorosamente no tratamento.

No dia 27 de maio haverá uma segunda reunião com os pacientes para discutir outros assuntos pertinentes à saúde mental.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS