Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 08/10/2015 10h31

Semana do Idoso é lembrada com atividades pela Secretaria de Assistência Social

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), lembrou a Semana do Idoso, com a realização de dois eventos de mobilização e prevenção dos direitos dos idosos. O objetivo foi de sensibilizar e orientar a população sobre situação de ameaça ou violação de direitos que ocorre com este público.

As atividades iniciaram no dia 30 de setembro, no período matutino e o momento foi reservado para os idosos do Lar Vicente Marques de Queiroz. A Secretaria Municipal de Assistência Social proporcionou um passeio de trenzinho para os mesmos conhecerem os novos bairros da cidade, pois muitos deles estão institucionalizados há anos. No período vespertino a ação teve continuidade no Salão de Festa da Melhor Idade, onde novamente os idosos do Lar estiveram presentes.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco, a Semana do Idoso é uma forma de homenageá-los e pedir respeito e orientação dos direitos. “Fizemos entrega de panfletos com orientação sobre os direitos e a divulgação do disk 100 [órgão de denúncia dos direitos violados], passeio de trenzinho, sorteio de brindes e servimos um delicioso lanche da tarde”, contou.

Na sexta-feira, 02, os idosos receberam um delicioso café da manhã, palestra com o psicólogo do CRAS, César Augusto Ribeiro Dezidério, que falou sobre o Estatuto do Idoso e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Idosos, encerrando com uma animada e divertida aula de Zumba.

O prefeito Robinho Samara prestigiou a finalização do evento e elogiou o trabalho desenvolvido pela Assistência Social. “Eu quero agradecer à Secretaria de Assistência Social pela dedicação aos idosos. Fico emocionado por serem pessoas alegres, que nos dão exemplo para perseverar e buscar administrar cada vez melhor a nossa cidade”, disse.

O objetivo do CREAS é ofertar serviços especializados e continuados que possam contribuir para diversos fatores, sendo eles: assegurar a proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência visando sua integridade física, mental e social; fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família; processar a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme necessidades; reparar danos e a incidência de violação de direitos; e prevenir a reincidência de violações de direitos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS