Saúde orienta limpar quintais para evitar escorpiões

"/>
Atenção | Com Prefeitura de Três Lagoas | 13/12/2019 09h18

Saúde orienta limpar quintais para evitar escorpiões

Compartilhe:

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde), por meio dos variados setores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, entre eles, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), alerta a população sobre a ocorrência de infestação de escorpiões, na maioria dos bairros de Três Lagoas.

De janeiro até novembro de 2019, foram notificados 275 casos de acidentes com animais peçonhentos em Três Lagoas. Desse total, 102 ocorrências se referem a picadas de escorpiões. As demais são decorrentes de picadas de aranhas, cobras, abelhas e outros.
Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, toda a ocorrência de picada de escorpião é de notificação obrigatória, como orienta a equipe do setor DANTS (Doenças e Agravos Não Transmissíveis).

Logo que é notificada a ocorrência de picada de escorpião, formalizada pela Unidade de Saúde onde o paciente foi atendido (Hospital, UPA 24 horas, Unidade de Atenção Primária), a equipe do setor DANTS vai a campo para investigação e repassa à equipe do CCZ as informações preliminares cabíveis, como, localização da ocorrência e outros detalhes a esclarecer, para que sejam tomadas as providências cabíveis de contenção do avanço da infestação e prevenção de outras ocorrências.

Entre as ações realizadas, é feita a denominada “Busca Ativa”, que é um verdadeiro mutirão de busca e de orientação às pessoas, que residem no local da ocorrência e arredores.

Uma das mais recentes ações deste tipo aconteceu em um dos condomínios do Residencial Novo Oeste, onde, em atenção à denúncia de moradores, foi constatada perigosa infestação de escorpiões, em 19 de novembro.

Nessa busca ativa, foram vistoriados 160 apartamentos e onde não tinha moradores foi deixado aviso e panfletos educativos com orientações práticas de como prevenir acidentes com animais peçonhentos, mais especificamente, os escorpiões.

ESPÉCIES ENCONTRADAS

Como tem constatado a equipe do CCZ, em Três Lagoas foram encontrados escorpiões de várias espécies, entre elas, Tityus serrulatus, Tityus bahiensis, Tityus confluens, Tityus matogrossensis, Ananteris e Bothriurus.

São nomes catalogados cientificamente, de acordo com as suas respectivas características das espécies, popularmente conhecidas como escorpião amarelo, escorpião marrom e escorpião vinagre, entre outros nomes.

No Residencial Novo Oeste, assim como em outros Bairros, “encontramos vários escorpiões Tityus Serrulatus, que é uma das espécies mais perigosas e venenosas”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento, bióloga Geórgia Medeiros de Castro Andrade. “Cada escorpião destes, quando prenhe, pode reproduzir de 20 a 30 filhotes a cada quatro meses, sem necessidade de macho”, informou.

Todas estas espécies têm como principal fonte de alimentação e sobrevivência as baratas. “Por isso que os escorpiões são comumente localizados em entulhos de toda a espécie, ralos, tampas de bueiros e fossas”, alertou Geórgia. Ou seja, maioria dos escorpiões, capturados pelas equipes do CCZ com o apoio das equipes de Agentes de Endemias, foram encontrados em locais onde também existia um alto índice de infestação de baratas do tipo paulistinha (pequenas) e do tipo “blatella germânica” (baratonas).

PREVENÇÃO E ACIDENTES

Por isso, como têm orientado os Agentes de Endemias, nas visitas periódicas às residências, a prevenção mais eficaz “é manter os quintais e as residências sempre limpos, livres de entulhos de materiais de construção, madeiras, blocos, restos de azulejos e pisos de cerâmica e outros e conservar estes locais sempre limpos para evitar também a proliferação de baratas, alimento preferido dos escorpiões”, detalhou a diretora Geórgia.

As equipes da SMS, como consta no material educativo distribuído em campanhas e nas próprias casas, têm orientado as pessoas com importantes dicas de emergência que devem ser adotadas quando alguém sofre algum tipo de acidente com animal peçonhento, no caso, picada de escorpião.

Entre as orientações, cabe ressaltar que é importante chamar o SAMU- 192 (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) ou Corpo de Bombeiros – 193, ou levar o paciente com urgência para atendimento médico mais próximo.
No caso de picada de escorpião e de outros animais peçonhentos, o Ministério da Saúde disponibiliza soro específico. Em Três Lagoas, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora é o serviço de saúde de referência, onde estão disponíveis todos os tipos de soro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS