Bem-estar | Roberto Abib | 21/05/2012 11h26

Aparecida do Taboado promove I Seminário de Biossegurança

Compartilhe:

Na manhã da última sexta-feira, 18 de maio, foi realizada a abertura oficial do I Seminário de Biossegurança em Aparecida do Taboado. A solenidade foi no salão de eventos da Pizzaria Recanto e contou com a presença do prefeito André Alves Ferreira e vereadores.

O município já promoveu cinco oficinas de trabalho referente ao tema junto às Unidades de Saúde. “As oficinas tiveram como foco a segurança nos ambientes de trabalho, equipamentos de proteção individual e ambiência geral”, enumera a secretária municipal de Saúde, Sirlei Melo, enfatizando que o Seminário abordará temáticas com foco na Biossegurança dos profissionais de saúde.

Para o prefeito André Alves Ferreira, é de fundamental necessidade a capacitação dos profissionais de saúde devido ao aumento da demanda de atendimento nas Unidades em decorrência do impacto causado pelo desenvolvimento de Aparecida do Taboado. “Nossos profissionais de saúde devem e estão em constante capacitação para proporcionar a nossa população uma qualidade no atendimento”, comenta André Alves

O seminário nasceu de um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária e premiado pela Secretaria de Estado de Saúde. “Nós havíamos feito cursos voltado na temática que nos fizeram se preocupar com as normas de segurança e qualidade dos serviços de saúde prestados em Aparecida do Taboado, engendrando oficinas e este seminário”, explica o coordenador de Vigilância Sanitária, Adilson Valentim de Freitas.

Adilson ainda comenta que a construção das novas sedes das Unidades de Saúde na atual gestão visam atender às adequações de Biossegurança.  O município já construiu três UBS’s com as devidas adequações reguladas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e na semana passada deu início a construção da Unidade de Saúde da Vila Pereira.

A primeira palestra do Seminário foi ministrada pelo auditor de gestão do Estado e sanitarista, Carlos Alberto Romero, que proferiu orientações sobre o papel do profissional e educador sobre a importância de ter o cuidado com a própria saúde ao cuidar da vida dos outros.

O seminário seguiu durante a tarde com a Palestra “Riscos Biológicos nos serviços de Saúde e controle de infecções relacionadas à assistência à Saúde” do Dr. Willian Perpetuo Venâncio. A noite houve uma roda de conversa que se discutiu a situação de biossegurança nas unidades de saúde de Aparecida do Taboado.

 

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS