Bem-estar | Roberto Abib | 12/04/2012 10h43

Aperfeiçoamento em saúde do idoso para agentes comunitários de saúde inicia-se em Aparecida do Taboado

Compartilhe:

No dia 10 de abril, iniciou-se o curso de aperfeiçoamento em saúde do idoso para agentes comunitários de saúde. A proposta em aperfeiçoar o trabalhador de saúde cumpre a legislação orgânica da saúde, tendo como objetivo principal a qualidade do serviço prestado e os resultados positivos nas ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.

O curso será ministrado pelas instrutoras da escola técnica do SUS (ET SUS- MS), sendo elas a fisioterapeuta Cristiane Aparecida Tonon e a enfermeira Samantha Silva Cruz. A aulas terão duração de 20 semanas, sendo divididas em um período de 4 horas durante a semana, ficando o agente comunitário de saúde habilitado a manter suas funções na equipe de saúde da família, sem prejuízo algum ao trabalho.

O aperfeiçoamento terá como tema norteador a saúde do idoso e tratará dos vários assuntos de relevância para o bem estar em saúde e assistência social. A idéa é proporcionar ao agente comunitário de saúde a troca de experiências com diversos profissionais que trabalham com idosos, realizar a crítica necessária ao trabalho realizado, a auto avaliação das ações praticadas em benefício ao idoso e as possibilidades de melhora no atendimento desta faixa etária que está aumentando vertiginosamente em nosso país. A organização de saúde (OMS) diz que em 2050 a população idosa será cerca de 15% da população geral, tal fato é o produto da melhoria da saúde, moradia, remuneração, educação, assistência social entre outros fatores determinantes e condicionantes de longevidade e saúde.

A secretária de saúde, Sirlei Melo, ressalta que as capacitações profissionais vem melhorando a qualidade de atendimento e a resolubilidade das ações em saúde.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS