Bem-estar | SMS Aparecida do Taboado | 07/05/2012 11h17

Município realiza campanha de câncer de colo de útero

Compartilhe:

Após análise das coletas de preventivo nas unidades de saúde, concluímos mais uma vez que estamos ociosos diante deste fator tão relevante para a saúde pública.

Diante disso, a secretária municipal de saúde, Sirlei melo, a coordenadoria de atenção básica e sindicato rural de Aparecida do Taboado por meio da FAMASUL firmou a parceria de desenvolver nos dias 02, 03 e 04 a campanha Útero é Vida nas empresas Frango Ouro – dia 02 e 03 de maio e Pais & Filhos no dia 04 de maio.

Estas empresas possuem um grande número de mulheres em idade fértil e vida sexual ativa que não utilizam o serviço de saúde para a prevenção de doenças. Por este motivo é que estamos proporcionando profissionais habilitados para coletar o exame de prevenção do câncer de colo de útero nas empresas. Os consultórios móveis estarão nos pátios destas duas empresas.

 

São exigências para coleta do preventivo de câncer de útero:

·         Vida sexual ativa;

·         48h sem relação sexual;

·         10 dias após o termino da menstruação;

·         Não utilizar pomadas, géis ou fazer chuveirinho pelo menos 48h antes da coleta;

·         Levar documento de identificação (identidade e o cartão SUS).

 

Com a agenda programada da saúde a mulher terá mais comodidade para a realização de ações preventivas e cuidados na promoção de sua saúde. Os exames podem ser agendados, ficando a mulher programada no atendimento da unidade.

Maior acolhimento, maior resolutividade e menos esperam, esses são fatores relevantes na humanização da assistência que as unidades de saúde estão implantando em nosso município, afinal ter saúde é viver mais e melhor.

   A unidade móvel Útero é Vida  estará a nossa disposição para coletarmos os exames das mulheres que normalmente não podem estar nas USF nos dias dos exames, com ônus de perder o dia de trabalho e os benefícios que a empresa pode fornecer.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS