Bem-estar | Roberto Abib | 03/04/2012 15h04

Profissionais de saúde têm aprovado projeto sobre produtividade da Atenção Básica

Compartilhe:

As equipes de saúde da família de Aparecida do Taboado receberam a aprovação do pagamento de produtividade do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da qualidade da Atenção Básico. O projeto de lei que dispunha sobre o pagamento foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, 02 de março, na sessão ordinária da Câmara Municipal.

Em novembro do ano passado, o prefeito André e a secretária de Saúde, Sirlei Melo participaram da cerimônia de lançamento do “Saúde mais perto de você” no  auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na oportunidade, assinaram o termo de compromisso para implementação do programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica - PMAQ-AB.

No PMAQ Aparecida do Taboado teve homologadas 4 equipes de Saúde da Família, conforme disposto no anexo da portaria 2812, 29 de novembro de 2011. As equipes de saúde da família são: ESF Jardim do Lago; ESF Jardim das Flores; ESF Vila São Jerônimo e ESF Vila Barbosa.

O PMAQ tem como objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria na qualidade na atenção básica, como garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e local de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção básica. 

“Algumas ações avaliadas pelo programa são: atendimento com agendamento; acolhida do usuário; programas a serem desenvolvidos para a criança e do adolescente, ao idoso, à gestante e a mulher; e visitas do agente comunitário de saúde. Já a meta dos dentistas envolve ações de escovação e fluoretação nas escolas. A ações correspondem desde o curativo (consulta e medicamento) até os preventivos”, enumera a secretária Municipal de Saúde, Sirlei Melo

As equipes que cumprirem as metas receberão até R$ 11.000. Portanto, para Aparecida do Taboado será viabilizado recursos na ordem de R$ 44.000 mensais a mais. As equipes de Aparecida do Taboado serão fiscalizadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS