Bem-estar | Roberto Abib | 09/05/2012 12h54

Secretaria de Saúde receberá arco cirúrgico

Compartilhe:

Brevemente mais um equipamento de alta tecnologia para auxiliar os médicos nos procedimentos cirúrgicos será disponibilizado à população aparecidense. O Ministério da Saúde publicou no dia 3 de maio a portaria nº 851 que habilita municípios, Estados e o Distrito Federal a receberem recursos federais destinados à aquisição de equipamentos e material permanente para estabelecimentos de saúde.

Trata-se de um intensificador de imagem, mais conhecido como arco cirúrgico, que proporciona, em tempo real, a visualização de áreas do corpo, antes vistas apenas com o encaminhamento do paciente até a sala de raio-X, que demandava desperdício de tempo e risco para o paciente.

O arco cirúrgico oferece o que há de moderno e confiável para emitir imagens internas do corpo humano através de raio-X. Com o equipamento, que emprega programas de ajuste de condições de imagem, o operador pode adquirir, em tempo real, excelentes imagens da estrutura interna de um paciente de forma fácil, rápida e segura, com o conjunto de funções que compõem a poderosa ferramenta digital.

O instrumento será de grande importância nas cirurgias traumatológicas, principalmente as de fraturas de colo de fêmur e bacia, devido ao rápido diagnóstico realizado em função da visualização das áreas fraturadas pelo equipamento.

 “Com a instalação do arco cirúrgico será possível realizar cirurgias ortopédicas ainda mais sofisticadas e delicadas, pois o equipamento constitui em uma unidade de radiodiagnóstico dinâmica que permite a realização de atos cirúrgicos minimamente invasivos, onde o médico ortopedista pode ver dentro do paciente sem fazer corte ou com cortes pequenos, assim as cirurgias são mais precisas, mais rápidas e com menor agressividade para o paciente, o que permite uma reabilitação precoce e tempo de permanência da internação menor”, explica o Dr. Masao Shiki que é responsável pelo serviço de ortopedia e traumatologia.

Ele acrescentou, ainda que, com o arco cirúrgico, menor numero de pacientes terão a necessidade de se deslocar para outros centros para fazer seus tratamentos.

 “O recurso na ordem de R$ 171.000,00 representa importante fonte de investimento para a saúde no município. Com o funcionamento do arco cirúrgico o nosso hospital estará pronto para realizar cirurgias mais delicadas, proporcionando segurança aos profissionais e usuários”, afirma Sirlei Melo.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS