Câmara de Costa Rica | Com Câmara de Costa Rica | 25/07/2018 07h00

Projeto homenageia memória do “Professor Reinhardo”, pai da Guisa

Compartilhe:

Após aprovação da Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS, já está em vigor a Lei Municipal n° 1.421/2018, que denomina “Reinhardo Eldor Gruen” a nova ponte de concreto sobre o córrego São Luís, na rodovia municipal CR-01, que dá acesso à comunidade da Lage.

A iniciativa representa uma homenagem à memória do “Professor Reinhardo” - como ficou popularmente conhecido em Costa Rica -, e que morreu no ano de 1995. Ele é pai de Guisela Arlei Gruen, também apelidada de “Guisa”.

Na sessão legislativa do dia 16 de julho, os vereadores costarriquenses aprovaram o Projeto de Lei n° 1.235/2018, de autoria do prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB), que denomina “Reinhardo Eldor Gruen” a ponte de concreto sobre o córrego São Luís.

Antes de morrer, Reinhardo foi professor, comerciante e agricultor. Ele nasceu em 1933 e faleceu em Costa Rica no dia 03 de junho de 1995, aos 62 anos de idade, deixando cinco filhos e diversos netos.

Reinhardo mudou-se para Costa Rica em 1992, a convite da filha “Guisa”, que é moradora do município há 37 anos. Em solo costarriquense, ele atuou como coordenador da extinta Guarda Mirim, onde ficou conhecido como “Professor Reinhardo”.

De acordo com o vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB), chama atenção na história de Reinhardo o hábito que ele tinha de participar das sessões da Câmara de Costa Rica. “Lembro muito bem dele sentado aqui (no Plenário) assistindo as sessões. Eu acho que é justa a homenagem! É um homem que sempre trabalhou na educação e o que mais toca a gente é participação dele junto ao Legislativo Municipal. O Reinhardo só faltava às sessões da Câmara quando estava com algum problema, porque ele foi um assíduo frequentador desta Casa de Leis, coisa que todo cidadão deveria fazer”, ressalta Juvenal.

Antes de se mudar para Costa Rica, Reinhardo já havia atuado como professor das séries iniciais do ensino fundamental em Crissiumal-RS (na década de 1950), e em Maracaju-MS de 1973 a 1984). O homenageado também morou em Sinop-MT de 1984 a 1992.

“Sr. Reinhardo foi um homem de costumes tradicionais, sempre pronto para compartilhar sua experiência de vida e ajudar o próximo. Manteve por toda a sua vida os princípios da dignidade pelo trabalho, da honestidade e do cristianismo como norteador”, afirma o prefeito Waldeli, em um trecho da justificativa do PL n° 1.235/2018.

Com 20 metros de comprimento, a ponte de concreto sobre o córrego São Luiz foi inaugurada recentemente, no último dia 10 de maio, e teve um custo total de R$ 379.467,72. A estrutura de concreto substituiu a antiga ponte de madeira, que existia até então no local.

A Lei Municipal n° 1.421/2018 foi publicada nas páginas 01 e 02, da edição do dia 18 de julho de 2018 do Diário Oficial Online de Costa Rica (DIOCRI).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS