Chapadão do Sul | Com Norbertino Angeli | 21/10/2016 08h40

Ideia do que fazer com o armazém da CONAB deverá surgir em dois meses

Compartilhe:

Um dos maiores armazéns para grãos de Chapadão do Sul está inativo e isso vem preocupando a classe produtora, que vê naquela estrutura uma oportunidade para utilizá-lo.

Há nos existe um pedido, encaminhado pelo Sindicato Rural à CONAB, para que seja aquela estrutura cedida a uma cooperativa de produtores de grãos, que chegou a ser fundada com o propósito, mas até a mudança do governo federal, nenhuma reposta se tinha a respeito.

A competência dos produtores locais, para condução de armazém em associação já está comprovada. Duas estruturas grandes no Município são conduzidas com sucesso pelos produtores há vários anos. Entre as duas, o destaque é para a EMACS, que assumiu uma estrutura armazenadora do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul há mais de 24 anos.

Novo governo, novas esperanças

Com a mudança de governo e a nomeação de Blairo Maggi para Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, as esperanças de uma solução se renovam.

No sábado, dia 23 de julho, o Senador da República, Waldemir Moka, o Deputado Federal Carlos Marun, o Deputado Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa de MS, Júnior Mochi e o Deputado Estadual, Eduardo Rocha, esposo da Senadora Simone Tebet, todos do PMDB visitaram Chapadão do Sul e foram até o armazém da CONAB.

O Senador Moka lembrou que é da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Ele disse ainda que mantem um estreito relacionamento com o Ministro Blairo Maggi e que alguma providência certamente será tomada para que o armazém da CONAB de Chapadão do Sul volte a operar.

Segundo o Superintendente Estadual da CONAB, recentemente empossado, Sr. Nilson Azevedo Marques, o Ministro Blairo Maggi está estudando, dentro do MAPA, uma nova política de atuação da CONAB.

Em dois meses, ou no início do próximo ano, já se vai saber como será a atuação da CONAB no Brasil e a partir daí se saberá qual será o destino do armazém inativo de Chapadão do Sul.

O que se sabe até o momento é que a inoperância e a falta de manutenção das estruturas do armazém de Chapadão do Sul estão lhe causando acelerada deterioração, enquanto existe necessidade de mais armazém para abrigar a colheita da região. Outra função importante daquelas estruturas seria contribuir com estoque regulador de grãos, principalmente do milho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS