"/>
Chapadão do Sul | da redação/com Assessoria | 16/09/2014 18h14

Prefeitura cria projeto "Orquídea para Todos"

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Mudas de orquídeas estão sendo plantadas em vasos nas principais avenidas da cidade. Com o passar dos anos Chapadão do Sul poderá se tornar referência como cidade das orquídeas, pela beleza que estas conferem ao ambiente. As espécies selecionadas foram Cyrtopodium saintlegerianum( que florescem em julho e agosto) e a espécie Catasetum osculatew (que florescem de dezembro a janeiro). As orquídeas começaram a ser colocadas nas palmeiras da Avenida Onze, marcando o início do projeto.

Chapadão do Sul (MS) - A Secretária de Desenvolvimento Econômico e  Meio Ambiente (SEDEMA) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Chapadão do Sul (UFMS) estão desenvolvendo na cidade o projeto “Orquídeas para todos”.

As espécies de orquídeas nativas do cerrado têm sofrido grande pressão em seu habitat, consequência da redução das áreas com vegetação nativa ocupada pela agropecuária e pelo grande número de coletas extrativistas.

Neste cenário, a UFMS por intermédio do Professor Vespasiano Borges tem desenvolvido projeto que visa à identificação das espécies de orquídeas nativas do Nordeste sul-mato-grossense para estudar técnicas de multiplicação para preservação da flora Orchidaceae.

Essas pesquisas são conduzidas no LABTEC (Laboratório de biotecnologia) desde 2011, resultando na produção de milhares de mudas de orquídeas nativas. O projeto conta com recursos de agências de fomento dos governos Federal (CNPQ) e estadual (FUNDECT), e envolve alunos de iniciação Cientifica dos cursos de Agronomia e engenharia Florestal e ainda ao Mestrado em agronomia da UFMS.

Nesse período, várias mudas foram reintroduzidas e também doadas para orquidófilos da região. Um desejo antigo do idealizador do projeto era o povoamento das árvores da cidade com mudas produzidas no projeto, e isso se torna possível através da parceria com a Prefeitura Municipal e o apoio da técnica em meio ambiente da SEDEMA, Jackeline Portes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS