Chapadão do Sul | Da redação/com Assessoria | 18/07/2014 17h57

Produtores rurais entram em temporada de preços baixos

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Na noite desta quinta-feira, 17 de julho foi realizada a palestra de antecedência ao Dia do Algodão 2014, com o tema: Perspectivas para o mercado de algodão na safra 2014/2015, com o Engenheiro de Produção, Marcos Rubin.

O palestrante é analista da Agroconsulte e não levou boas notícias aos produtores rurais, principalmente aos cotonicultores, para quem foi dirigida a palestra.

Rubin mostrou em gráficos os seus estudos de mercado atual do algodão, onde aponta a intervenção do governo da China nos últimos anos, aumentando significativamente o seu estoque do fio natural, o que causou aumento do preço nos últimos dois anos.

Agora a realidade é outra, não se sabe o que fará a China com o seu alto estoque, em torno de 12 milhões de toneladas e o mercado já reage à esta dúvida, baixando o preço. Ainda existe a possibilidade de boa safra nos Estados Unidos.

Outro fator que força o preço para baixo é o fio sintético, cada vez mais presente no mercado, e por ser mais duas vezes mais barato é procurado pela indústria têxtil.

O Brasil deverá colher a safra 2013/14 com produtividade abaixo do esperado, mas insuficiente para influenciar significativamente nos preços.

Mato Grosso do Sul é um dos estados mais produtivos. Está em quarto lugar na área plantada, em torno de 37 mil hectares, mas a produtividade é uma das mais altas. Neste ano deverá fechar em 280@/ha., do algodão em caroço.

Na safra 2014/15 haverá ligeiro aumento do consumo, mas ainda estará abaixo do que era industrializado há 8 anos, apontou o analista Rubin.

A pedido dos promotores do evento, Marcos Rubin falou sobre o mercado de soja e de milho. Igualmente as projeções não são boas em relação aos preços. O Brasil e os Estados Unidos aumentam a área plantada e ainda os americanos terão boa produtividade. Na safra 2014/15 o preço do bushel deve atingir U$11,00 em média e o cenário para o milho não é diferente.

Ao final, o Presidente da AMPASUL, Darci A. Boff agradeceu aos participantes, ao palestrante, pelas informações esclarecedoras e aos colaboradores da entidade, que organizaram o evento. Ele aproveitou a oportunidade e convidou a todos para o Dia do Algodão, que foi realizado no dia seguinte.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS