Chapadão do Sul | Da redação/com Assessoria | 28/08/2014 11h59

Semana Nacional de Trânsito acontece em setembro

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - A Semana Nacional de Trânsito ocorrerá entre os dias 18 e 25 de setembro, com o tema Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre. As diretrizes da campanha para este ano foram definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e as ações devem alcançar todo o território.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CBT), a Semana Nacional de Trânsito tem o objetivo de conscientizar a sociedade, à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável a valorização da vida. Isso, com enfoque no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

O Conselho informou que a proposta é uma abordagem mais audaciosa para ampliar o conceito de segurança dos mais vulneráveis. Em princípio, o tema faz alusão ao artigo 29 CTB, que estabelece a ordem decrescente de reponsabilidades, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

Assim, a Semana também fará alusão a necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contemplam questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.

O Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN adiantou que já estão sendo preparadas ações de conscientização da população. Faixas de pedestres estão sendo pintadas, assim como toda a sinalização horizontal onde a Prefeitura fez o recapeamento das vias.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS