Ciência e Tecnologia | Com Portal do MS | 02/12/2017 09h28

Sistema vai agilizar comunicação interna entre Governo e municípios

Compartilhe:

Com objetivo de agilizar os trâmites internos entre Governo do Estado e Municípios, reunião na manhã desta sexta-feira (1º) entre representantes do executivo estadual e da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) deu o primeiro passo para ampliação do Sistema de Comunicação Eletrônica (e-EdocMS), que há dois anos vem sendo utilizado em todos os órgãos estaduais. A previsão é que o sistema seja ampliado para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

 

Com a implantação do e-EdocMS, toda a documentação que hoje é impressa nos municípios e entregue pessoalmente nos órgãos, contabilizando gastos com impressão, transporte e diária de servidores, em 2018 será realizado no formato online.

 

Conhecido como e-EdocMS, o sistema, que é utilizado desde 2015 em todos os órgãos da administração Estadual inicialmente será apresentado aos técnicos da Assomasul. “Além da economia, a substituição do papel pelo formato eletrônico diminui o tempo de resposta. O sistema funciona como uma espécie de caixa de e-mail onde cada gestor municipal terá seu login e senha e poderá acessá-lo por uma página na internet”, explicou gestor do sistema, Antônio Muller.

 

Prefeito do município de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, o presidente da Assomasul pontuou que a ferramenta vai agilizar o trâmite na comunicação das prefeituras com a administração, especialmente nas questões burocráticas, quando o registro é fundamental. “Hoje todas as prefeituras trabalham em parceria com o Governo. E todos os dias, nós prefeitos temos aqueles calhamaços de papel para assinar. Não tenho dúvida que essa parceria nos trará ainda mais agilidade e eficiência”, pontuou completando que a instituição vai comunicar a intenção aos prefeitos e na sequência pretende elaborar um cronograma de implantação para 2018.

 

Elaborado em vários níveis, o sistema permite acessos diferenciados aos gestores, elaboradores, gestores em nível de substituição e repasse de documentos. Uma das grandes novidades é o sistema de certificação digital que permite a assinatura digital do gestor, ou seja, na prática, os gestores municipais poderiam validar toda documentação que será enviada o Governo do Estado de uma forma mais simples e rápida.

 

A expectativa é que a assinatura do convênio seja celebrada na segunda quinzena de dezembro e o cronograma de implantação do sistema nos municípios possa ser iniciado já em janeiro de 2018. “Ao implantar o sistema, nós pretendemos facilitar a comunicação interna e garantir ainda mais eficiência e agilidade, explicou o secretário adjunto de Administração e Desburocratização, Édio de Souza Viégas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS