Confusão | Da Redação/ com Mediamax | 26/03/2014 14h05

Lideranças indígenas invadem prédio da Sesai na Capital

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Pelo menos 50 representante de diversas aldeias indígenas estão reunidos no prédio da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), localizada na Via Park, em Campo Grande. Eles invadiram o local desde o início da semana e reivindicam diversos acordos que não foram cumpridos. 

No local há representantes das aldeias de Miranda, Aquidauana, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, Sidrolândia e Amambaí. Um deles é Élcio Terena, que é o porta voz, dos manifestantes. 

Ele revelou à equipe do Midiamax que, a motivação da invasão foi uma “quebra de acordo”. “Em outubro do ano passado, a gente – as lideranças, o MPF (Ministério Público Federal), e os representantes da Sesai e do secretário Nacional de Saúde nos reunimos para falar sobre a precariedade nas aldeias. Uma série de reivindicações foram colocadas no papel, entretanto ficaram só no papel”, diz. 

Élcio enfatiza que algumas das reivindicações era que as aldeias tivessem remédios, médicos e atendimento com salubridade. 

“Agora nossa reivindicação é outra. Queremos a exoneração imediata da coordenadora do DSEI (Departamento da Secretaria Especial de Saúde Indígena ), Eliete Domingues, e uma visita do Ministro da Saúde aqui no Estado, para ele ver de perto o que está acontecendo”, frisa. 

Ele revelou que mais lideranças estão chegando no prédio da Sesai e que não há prazo deles desocuparem o local.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS