Coronavírus | Com Prefeitura de Três Lagoas | 20/12/2021 10h48

Adolescentes são os que menos tomaram a 2º dose da vacina em TL

Compartilhe:

No combate à Pandemia, o Município tem 95,41% da população estimada (meta vacinal) acima de 12 anos vacinada com o esquema de 1ª e 2ª dose contra a Covid-19 e 23,61% com a dose de reforço (3ª dose), segundo informou o Setor de Imunização de Três Lagoas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No total, foram aplicadas 195.997 doses até o momento, 86.607 referente a 1ª dose, 79.339 com a segunda dose, 8.350 tomaram dose única e 21.701 o imunizante de reforço (terceira dose).

Entretanto, uma parte da população não está retornando para receber a 2º dose e completar o esquema de vacinação, o que causa não eficácia no processo de imunização e pode prejudicar todos.

O Município contabiliza que 11.141 pessoas de todas as faixas etárias não voltaram para tomar a D2, desse total 3.873 são adolescentes. Comparado ao número total da população estimada de 12 a 17 anos, o índice representa 37,03% desse público estão sem o esquema vacinal completo.

Para a Coordenadora do Setor de Imunização de Três Lagoas, Humberta Azambuja, vários fatores justificam essa taxa, mas entre os principais aparece o fato deles não verem mais pessoas adoecendo e morrendo, como em meses anteriores.

PROCURA DESESPERADA

Outro ponto destacado por Humberta é a questão do senso de urgência e necessidade. A fala é baseada por conta da ida dos jovens no último sábado (10) ao Setor de Imunização, em dias comuns, a média de atendimentos é de cerca de 40 a 50 pessoas aos sábados, mas nesse dia o número disparou e 343 pessoas foram atendidas.

“Como tivemos um grande show na cidade, era obrigatória a apresentação do passaporte de vacinação, por conta disso centenas de pessoas lotaram a Central de vacinação para conseguir o documento. Diferentemente do que vem acontecendo nos outros dias”, frisou a coordenadora.

CAMPANHAS

A prefeitura tem disponibilizado locais de vacinação após o horário de funcionamento das Unidades de Saúde, como também faz campanhas em eventos e locais de grande circulação de pessoas, no intuito de aumentar ainda mais a cobertura vacinal na cidade.

LOCAIS PARA VACINAÇÃO

Quem desejar se vacinar deve levar documento oficial com foto, comprovante de vacinação (para quem vai receber a 2ª e 3ª dose) e, no caso de menores de 16 anos, estarem acompanhados de um responsável maior de idade. Os locais disponíveis e horários são:

UNIDADES DE SAÚDE – das 8h às 16h30

UNIDADES DE SAÚDE NA HORA – das 8h às 18h

São Unidades de Saúde na Hora: Santo André, Atenas, Santa Rita, Vila Haro, Paranapungá, Jardim Maristela, Vila Piloto, Interlagos e Vila Nova.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS