Costa Rica | Com Prefeitura de Costa Rica | 23/05/2022 08h07

Costa Rica lança campanha permanente sobre uso racional de medicamentos

Compartilhe:

O Governo Municipal de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenadoria Municipal Farmacêutica, lança a campanha municipal permanente sobre o uso racional de medicamentos. Em Costa Rica foi instituído o mês de maio de cada ano, e visa conscientizar a população para o correto uso de medicamentos, bem como para o descarte adequado dessas substâncias, por meio da Portaria nº. 14.948, de 17 de maio de 2022, publicada no Diário Oficial Online, edição nº 3175 da terça-feira (17).

A Secretaria Municipal de Saúde distribuirá a todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e aos Agentes Comunitários de Saúde, folder informativo sobre o assunto, para que estes profissionais entreguem aos usuários do Sistema Público de Saúde nas visitas comunitárias realizadas.

O secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, lembra que 5 de maio é a data instituída como Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, criado para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação.

Orientações imprescindíveis no uso de medicamentos:

  1. utilizar corretamente o uso de medicamentos;
  2. se estiver grávida e amamentando, não utilize medicamentos antes de consultar um médico;
  3. não recomende medicamentos para outra pessoa;
  4. antes de usar o medicamento, consulte um médico;
  5. mantenha os medicamentos fora do alcance das crianças;
  6. guarde os medicamentos longe do calor, da umidade e da luz intensa.
VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS