Costa Rica | Com Prefeitura de Costa Rica | 08/12/2020 14h56

Costa Rica realiza primeira formatura drive-in para estudantes da Rede Municipal

Compartilhe:

O Governo de Costa Rica – MS por meio da SEMED - Secretaria Municipal de Educação - inovou mais uma vez e promoveu a primeira formatura em formato drive-in para 627 estudantes da REME - Rede Municipal de Ensino. Numa adaptação ao “novo normal”, o evento foi realizado em três etapas, na sexta-feira (4), no sábado (5) e domingo, 06 de dezembro de 2020, no estacionamento do Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa “Vilaboldo”.

Além de seguir todas as orientações de distanciamento e cuidados contra o Covid-19 dadas pela OMS - Organização Mundial da Saúde - a SEMED também se preocupou com a acessibilidade e disponibilizou a própria frota de veículos para transportar cada família que não possui carro, oportunizando a todos os estudantes o direito de participar da formatura.

“Nestes 16 anos de vida pública, realizamos em todos os anos as formaturas da educação Infantil, Fundamental e jovens e adultos. Fico muito feliz em fazer a minha obrigação como gestor público, mas ao mesmo tempo sinto muito orgulho em cumprir meu dever como cidadão. Fazendo o melhor para o povo de Costa Rica. Aproveito para anunciar o pagamento do 16º salário aos professores e até o fim de dezembro pretendo, ainda, pagar o 17º salário”, destacou o prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa, durante a solenidade.

“Me senti acolhida pela minha escola e pela SEMED, que se preocuparam desde início pra que tanto eu quanto todos os outros colegas que não têm carro pudessem participar deste momento tão importante da nossa vida estudantil” destacou a formada Gabriela A. Silva, de 17 anos.

De acordo responsável pela organização do evento, coordenadora Dulcinéia Rosa, foram montadas tendas na entrada do evento, todas com álcool para desinfecção, onde cada formando recebeu uma caixa contendo um Kit Formatura.

“Desenhamos e realizamos todo esse projeto respeitando o cenário pelo qual estamos passando, mas ao mesmo tempo não poderíamos nos esquecer da importância deste momento na vida dos nossos estudantes. Cada formando recebeu logo na entrada uma caixa recheada de guloseimas, como pizza, bolo, refrigerante e doces, para saborear com a família durante o evento. Nosso objetivo foi proporcionar um momento especial, de partilha e socialização, uma ocasião festiva para nossos formandos junto aos seus familiares” completou Dulcinéia.

No primeiro dia de evento a REME formou 226 estudantes do 9º ano, entre eles 133 alunos da Escola Municipal Adenocre Alexandre de Morais, 32 da Escola Municipal Vale do Amanhecer, 34 da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa e 47 formandos da Escola Municipal Francisco Martins Carrijo.

Para evitar aglomeração, a formatura da Pré Escola dos CEI,s (Centros de Educação Infantil) foi dividida em dois momentos. No sábado a festa foi realizada para 122 crianças do CEI Davina Correa de Oliveira e outras 74 do CEI Infantil Sonho Meu.

Já no domingo, foi a vez do CEI Ilídia Lacerda de Almeida, com 52 formandos, do CEI Sonho da Vovó com outros 70, do CEI Vale do Amanhecer com 73 formandos, do CEI Belonizia Paulino de Oliveira e CEI Cotrisa de Baús, com 3 e 7 formandos respectivamente.

Mãe de uma das formandas, Alita de Farias Freitas, de 33 anos, fez questão de levar a filha para celebrar a formatura mesmo de dentro do carro. “É um mix de emoção estar aqui. A gente esperava uma coisa, mas com essa pandemia foi totalmente diferente, mesmo assim a prefeitura por meio da secretaria e das escolas, se propôs a fazer algo inovador com o mesmo carinho de sempre, trazendo pra gente a mesma felicidade” destacou ela.

Conforme o secretário municipal de educação, professor Alaércio Guimarães, o envolvimento e dedicação da equipe organizadora e de todos os servidores, bem como o apoio maciço das famílias foi fundamental para o sucesso do evento. “A participação de toda comunidade escolar e a dedicação dos servidores envolvidos no evento foi indispensável em cada detalhe. Nós inovamos e recriamos a tradicional formatura da REME”.

Representando o Legislativo Municipal nos três dias de evento, a vereadora e ex-secretária municipal de educação, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, reforçou a importância do empenho, tanto dos estudantes quanto dos docentes, no decorrer deste ano atípico.

“Parabéns a cada professor e professora que, mesmo com o isolamento social inesperado e a necessidade de reestruturar o planejamento pedagógico, seguiu se reinventando e buscando, diariamente, novas formas e possibilidades de ensino não presencial fortalecendo e efetivando o dispositivo constitucional da obrigatoriedade da educação ‘dever do estado e da família com apoio da sociedade’. A parlamentar concluiu citando o provérbio chinês “é necessário toda uma aldeia para educar uma criança” concluiu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS