Costa Rica | Com Prefeitura de Costa Rica | 28/04/2022 13h07

Proerd: Costa Rica faz ação de prevenção às drogas nas instituições de ensino

Compartilhe:

Dando sequência à série de palestras e orientações, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) fez mais uma ação nas instituições de ensino de Costa Rica. Na manhã e tarde desta quinta-feira (28), o programa que estava suspenso por conta da pandemia da Covid-19, foi apresentado aos alunos de 6º a 9º ano da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa.

O leão Daren foi apresentado aos alunos e foi escolhido como mascote do Proerd por ser um animal forte, com presença e que tem coragem e domina seu território, além de proteger sua prole dos inimigos, considerando que a droga é um inimigo da sociedade.

Na oportunidade, a diretora da unidade escolar, professora Elisângela Almeida Carneiro instruiu os alunos sobre o regulamento interno da instituição de ensino, onde consta os direitos e deveres que regem toda aquela comunidade escolar; A assistente social, Soliane Rodrigues Anacleto Ulian falou sobre o ECA (Estatuto da Crianças e do Adolescente) e outros assuntos relacionados ao tema, e o presidente do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), Amédio Luiz Pelegrini ressaltou a importância da ação e foi categórico ao afirmar. “É necessário fortalecer os fatores de proteção de nossas crianças, jovens e adolescentes e diminuir os fatores de risco”.

O Proerd é praticado pela Polícia Militar dentro das escolas públicas e privadas, surgiu em 1983, nos Estados Unidos (EUA), e chegou ao Brasil em 1992. Em Costa Rica, o Proerd consiste em um esforço cooperativo da PM (Polícia Militar), Corpo de Bombeiros, COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), com as escolas e as famílias, com objetivo de preparar as crianças e os adolescentes para fazerem escolhas seguras, saudáveis e responsáveis na autocondução de suas vidas.

Os jovens também aprendem a lidar com as tensões do dia a dia, trabalhar as questões sobre o bullying e a violência de uma maneira geral, incentivar o altruísmo e a ajuda mútua, comunicar-se de maneira confiante e eficiente e, dessa forma, tornar-se um cidadão seguro e responsável.

De acordo com o instrutor do Proerd há 16 anos em MS, cabo da Polícia Militar, Péricles Coelho, o intuito é orientar e prevenir às crianças quanto ao não uso de álcool e drogas e também orientar os pais sobre como lidar com o assunto em casa.

“Trabalhamos os pequeninos desde as séries iniciais, com os pais e toda comunidade escolar na prevenção de todos os malefícios que as drogas e a violência trazem para à sociedade e principalmente para os estudantes”, justifica o policial.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS