Costa Rica | Da redação/ com Prefeitura de Costa Rica | 07/02/2016 14h55

Secretaria de Saúde realiza ação de prevenção contra Hanseníase na 3ª Feira Rica

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da coordenação de Atenção Básica realizou com apoio das equipes dos ESFs – Estratégia de Saúde da Família – do Vale do Amanhecer, Central, e da equipe de Controle de Vetores uma parada de prevenção contra a Hanseníase na 3ª Feira Rica, na noite de quarta-feira (3).

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Daiane Pupin, o objetivo da ação foi alertar os costarriquenses sobre a doença em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase. “Estamos fazendo uma panfletagem, teste de sensibilidade e tirando dúvidas sobre a doença”, contou.

Além do teste de sensibilidade, as profissionais da saúde realizaram aferição de pressão.

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, apesar de ser uma doença da pele a hanseníase é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente.

“O primeiro e principal sintoma é o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos. Nas áreas afetadas pela hanseníase, o paciente apresenta perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração”, explica a secretária.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS