Costa Rica | Da redação/ com Assecom/PMCR | 26/06/2016 16h20

Secretários participam de reunião de analise do Regime Interno do Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari

Compartilhe:

O secretário de Turismo e Meio Ambiente de Costa Rica – MS, Paulo Renato Andriani e o secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Keyler Simey Garcia Barbosa, participaram na tarde de terça-feira, 22 de junho de 2016, na Base do Cuitelo no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari - MS, de uma importante reunião de aprovação do Regimento Interno da unidade.

Convocada pela presidente do Conselho Consultivo do PENT – Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari – Martha Gilka Gutierrez Carrijo, durante a reunião os conselheiros também aprovaram a ata e a visitação a área do plantio da CCR/MSVIA e a Base do Cuitelo no PENT.

O secretário Paulo Renato que é consultor e conselheiro do PENT ressaltou que a reunião é importante, pois traz diálogo, valorização e participação para que assuntos de questões ambientais sejam tratados. “O encontro veio a somar, pois abriu espaço para debatermos nossas ideias. Todos puderam apresentar seus projetos e debater temas relacionados com a gestão do parque”, complementa.

A presidente do Conselho Consultivo do PENT explicou que o objetivo da reunião que foi realizada na sede do parque, foi apresentar e avaliar o Regimento Interno e apresentar o mesmo aos que ainda não conheciam. Ela realizou a abertura da reunião e explicou a importância da preservação do parque.

“Temos que proteger essas nascentes porque a Bacia Hidrográfica do Taquari é uma das mais importantes do Pantanal. Os conselheiros precisam participar das decisões necessárias para o bom andamento de conservação. O parque é um patrimônio de todos e por isso necessita de apoio”, enfatizou Martha Carrijo.

O Conselho Gestor do PENT é composto por representantes dos seguintes órgãos: IMASUL - Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul -, Governo Municipal de Alcinópolis - MS, Poder Executivo de Costa Rica, 15º Batalhão de Polícia Militar Ambiental; Instituto Chico Mendes, IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Coordenação Estadual do Prevfogo e Corpo de Bombeiros.

O parque é fruto de um convênio firmado pelo Governo do Estado por meio do IMASUL com o Município de Costa Rica. O prédio de apoio do PENT bem como o escritório do IMASUL está instalado no centro da cidade, próximo ao quartel da PMA.

PENT
O PENT fica a 50 km do Município, na MS 306 que liga Costa Rica a Baús. O parque foi criado devido à iniciativa da população preocupada com a proteção das nascentes do Rio Taquari e é uma das 11 Unidades de Conservação Estaduais de Mato Grosso do Sul. Terceiro do Estado em extensão e em tempo de criação.

O parque é um importante corredor ecológico entre Cerrado e Pantanal. Uma das principais riquezas da região são os sítios arqueológicos, com registros de rotas de até 11 mil anos. Os vestígios estão em cavernas, pinturas rupestres e petróglifos de antigas fases da ocupação humana na região. O PENT ainda não possui um público regulamentado, mas já são realizadas atividades de turismo de observação sob os cuidados das Administrações Públicas de Costa Rica e Alcinópolis sobre a coordenação da presidente do Conselho Consultivo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS