Cotidiano | Da Redação/Com Jornal do Povo | 11/11/2013 10h50

Sindicato Rural realiza com Apae ação pioneira de equoterapia

Compartilhe:

Ampliar as ações sociais e promover benefícios à população de Rio Brilhante. Foi com este objetivo que o Sindicato Rural do município iniciou em 2011 um projeto pioneiro em Mato Grosso do Sul e que hoje é referência no tratamento de saúde de crianças e jovens com deficiência. Através da equoterapia, pacientes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participam de atividades de estímulo e desenvolvimento motor  e interação social.

A equoterapia consiste em um método terapêutico e educacional, através da utilização de cavalos nas áreas de saúde, educação e equitação, em busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. 

Segundo a presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Volnete Inês Aléssio Matos,  a iniciativa surgiu após perceber a ausência de apoio a entidades que realizassem atividades com pessoas com deficiência e, posteriormente de um contato com a Polícia Militar, que  já realiza atividades de equoterapia no Estado em parceria com outras instituições. "Ao procurar a PM fomos orientados a buscar o curso da Associação Nacional de Equoterapia (Ande Brasil), localizada em Brasília, e após participarmos de um treinamento, em março de 2012, Sindicato Rural, APAE e Prefeitura firmaram esta parceria que já traz  grandes benefícios à cidade", aponta Volnete.

As atividades são realizadas por uma equipe formada por dois fisioterapeutas, um psicólogo, um equitador e dois voluntários, que atendem cerca de 15 pacientes da Apae uma vez na semana. 

De acordo com a fisioterapeuta da Apae, Marcia Azambuja, as atividades com os equinos já apresentam resultados positivos. O programa conta com dois cavalos treinados para atender a todas as necessidades dos pacientes, que demonstram mais confiança e equilíbrio, além do desenvolvimento psicomotor através das aulas. "O tratamento é executado pelo animal, através do movimento tridimensional. Os profissionais apenas norteiam a conduta. Para os pacientes, os benefícios são evidentes, variando de acordo com o caso, mas tanto os profissionais que trabalham junto aos alunos da Apae, quanto os familiares, percebem os resultados", relata. Em uma frase, a fisioterapeuta resume o sentimento de todos os envolvidos no projeto. "Estamos cada vez mais apaixonados por tudo o que a equoterapia tem feito pelos alunos".

As ações do projeto com os cavalos ocorrem gratuitamente no Sindicato Rural e devem ser ampliadas no próximo ano, segundo Volnete Matos. "Por enquanto apenas a Apae é assistida, mas nosso objetivo é atender mais grupos da sociedade e para 2014 estender o projeto a alunos da Rede Municipal de Ensino", adianta a presidente do sindicato. Mais informações sobre as atividades de equoterapia em Rio Brilhante podem ser obtidas no Sindicato Rural, pelo (67) 3452-7320. 

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS