Cultura | Da Redação/Com Prefeitura de Três Lagoas | 02/10/2015 11h38

Prefeita comemora os 48 anos da Banda Marcial Cristo Redentor

Compartilhe:

A prefeita Marcia Moura (PMDB) e o vice-prefeito Luiz Akira (PSDB) participaram nesta quinta-feira (01) das comemorações do aniversário de 48 anos da Banda Marcial Cristo Redentor. A festividade foi realizada na sede do projeto que é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos referenciado pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS “São João” e composto por crianças, adolescentes e adultos (de 11 a 35 anos).

A secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, destacou que o projeto é mantido com recursos apenas do Município e que proporciona que crianças, adolescentes e adultos aprendam a tocar diversos tipos de instrumentos. “Quem vai para a música jamais vai para um caminho que não seja do bem, devido à disciplina e a ordem que ela ensina. Quero parabenizar todos que fizeram parte da história da banda, que é um orgulho para Três Lagoas”.  

O coordenador e maestro da Banda Marcial Cristo Redentor, Luiz Carlos Relíquias da Silva, agradeceu a todos que lhe deram a oportunidade de fazer parte da história da banda. “Não tenho palavras para descrever o que meu coração sente no decorrer destes 27 anos a frente da banda e que mudaram a minha vida. Aqui temos formado não apenas músicos, mas cidadãos de bem”.

O vereador Antônio Luiz Empke Júnior – Tonhão, que estava representando a Câmara de Vereadores, disse que a festividade foi uma oportunidade ímpar de declarar o respeito e carinho que sente pela banda. “Em nome da Câmara agradeço vocês por elevar o nome de Três Lagoas a nível nacional e também por fazer com que a música transforme vidas, já que o principal objetivo da banda é fazer que as crianças e jovens tenham uma nova oportunidade de vida”.

O vice-prefeito Luiz Akira afirmou que o projeto é um orgulho para a Cidade e que os seus participantes são exemplos para os demais jovens três-lagoenses. “Parabéns a todos que contribuíram e ainda contribuem para que a banda seja referência, reconhecida nacionalmente e por ter transformado a vida de tantas crianças e adolescentes ao longo dos seus 48 anos”.

A prefeita Marcia Moura ressaltou que a Banda Marcial oportuniza que os jovens três-lagoenses tenham a formação da cidadania. “São 48 anos de história, orgulho e cidadania que a música pode proporcionar. Muito obrigada a cada um que deixou a sua contribuição na história do nosso Município. Parabéns ao maestro Relíquias pelo trabalho brilhante que tem desenvolvido nos últimos anos. Vocês são um grande orgulho para todos nós e podem sempre contar com o apoio do Executivo”.

Marcia Moura aproveitou a oportunidade para, juntamente com o Legislativo, presentear a Banda Marcial com a gravação de um CD no ano que vem.

Durante a festividade foram expostos fotos, instrumentos, fardas e os troféus conquistados ao longo dos anos e os 78 integrantes da Banda Marcial Cristo Redentor – coordenados e regidos pelo maestro Luiz Carlos Relíquias da Silva – apresentaram músicas que marcaram cada época, no decorrer dos seus anos.

Homenagens - A programação contou também com a exibição de vídeos gravados por Ronald Barbosa, hoje regente da Banda da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, de Rezende (RJ); Valdir da Silva dos Santos, 2º Sargento do Exército Brasileiro de Aracajú/SE; e Jackson de Oliveira Silva, maestro da Banda Municipal de Alcinópolis/MS, ex-integrantes da banda que deram testemunho do quão fundamental foi para o crescimento humano e profissional terem participado da Banda Marcial Cristo Redentor.

Durante o evento a Banda Marcial Cristo Redentor, o maestro Luiz Carlos Relíquias da Silva e o ex-integrante da banda Reginaldo Ferreira Santos receberam “Moções de Congratulação”, de propositura do vereador Tonhão e aprovada por unanimidade pelos demais edis.

Já os músicos da Turma de 1989 receberam Certificados de Participação, já que neste ano a referida turma foi escolhida para ser homenageada por marcar a transição entre a Guarda Mirim e a formação da Banda Marcial.

No encerramento da festividade houve o tradicional parabéns e corte do bolo de aniversário.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS