Desperdício | Com Carlos Domingos/Exame | 04/08/2016 08h32

Um terço de todo alimento produzido no mundo vai para o lixo

Compartilhe:
(Reprodução) (Reprodução)

Um terço de todo alimento produzido no mundo vai para o lixo porque têm alguma imperfeição na cor, tamanho ou formato. O dado é do jornal inglês The Guardian.

No Brasil, 30% das frutas e 35% das hortaliças são descartadas por não atenderem aos rígidos padrões de beleza, segundo o Ministério da Agricultura. Isso significa, anualmente, 29 milhões de toneladas de alimentos apodrecendo em campos, alimentando gado ou depositados em aterros.

Note bem: não é comida estragada. São alimentos perfeitos para o consumo, com sabor, qualidade e nutrientes adequados, sendo desprezados só porque são…feios.

Em Portugal, onde frutas e legumes fora do padrão sofrem o mesmo preconceito, um grupo de 4 amigos resolveu agir. Em 2013, abriram a cooperativa Fruta Feia para comprar os produtos rejeitados dos agricultores e os revender pela metade do preço à população.

Se deu resultado? Basta dizer que, em menos de 3 anos, a empresa já transformou 300 toneladas de frutas e legumes em dinheiro.

Talvez a ideia fizesse ainda mais sucesso no Brasil. O País enfrenta a pior crise de sua historia. Os consumidores desapareceram dos supermercados. E o varejo espera ter queda recorde de vendas em 2016, segundo a Nielsen.

Neste cenário, alimentos com 50% de desconto certamente atrairiam de volta esses clientes. Se bem comunicada, acredito no potencial da ideia. Já existem iniciativas semelhantes aqui e no mundo, como Sans Form, do Atacadão (Brasil); Les Fruits&Légumes Moches, do Intermarchè (França) e Imperfect Produce (EUA).

Como publicitário, eu adoraria divulgar uma ação dessas com um teste cego. Afinal, quem seria capaz de identificar um legume feio numa torta ou sopa, por exemplo?

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS