Enquete | Gabriel Neri | 19/08/2020 10h00

ENQUETE: Você é a favor da privatização dos Correios?

Compartilhe:

A privatização de empresas estatais é um assunto que gera polêmica sempre que é posto em pauta. Por um lado, pessoas que alegam que a livre concorrência é necessária para um serviço melhor e com preços de mercado. Pelo outro, defensores das empresas estatais que cumprem seu papel e atendem quase todos os lugares, caso Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Nesta semana, os trabalhadores dos Correios entraram em greve após perderem muitos de seus direitos como 30% do adicional de risco, vale-alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio-creche, indenização de morte, plano de saúde, auxílio para filhos com necessidades especiais. Outro ponto é a privatização dos Correios que os trabalhadores são contrários. Além disso, os sindicatos e os trabalhadores alegam que a privatização é um dos motivos.

Debate sobre a privatização

Dois argumentos de quem é favorável à privatização é a de economia para o Estado e a mínima interferência do mesmo. Assim, poderia ocasionar uma redução do deficit público. Além disso, a eficiência da empresa seria aumentada ao não mais depender do Estado para operacionalizar. Desse modo, os Correios concorreriam com empresas privadas para ter melhores preços e serviços.

Já os defensores da estatal alegam que os Correios cumprem um papel de atender 95% dos municípios brasileiros, o que nenhuma empresa de logística privada executa, e empregar cerca de 100 mil pessoas. O acesso às cidades via agências da estatal também leva outros serviços como a solicitação do seguro de Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, o seguro DPVAT.

Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) nasceu com a criação de Correio-Mor das cartas do mar ainda na época em que o Brasil era colônia de Portugal em 1663. A fundação foi no Rio de Janeiro, apesar da capital brasileira na ocasião ser Salvador.

No ano de 1931, a Diretoria Geral dos Correios é fundida com a Repartição Geral dos Telégrafos, criando o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). No último ano, a empresa teve um lucro de R$ 102,1 milhões.

Enquete

Por conta desse debate e pelo atual cenário da empresa estatal, o Bolsão MS traz uma enquete para saber se você é favorável à privatização dos Correios. Para votar, basta entrar no link abaixo ou em nossa página inicial, escolher a opção de voto e confirmar.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS