Entrevistas | Bolsão MS/ com Assessoria | 28/05/2016 08h15

Prefeito Cacildo fala com exclusividade para o Bolsão MS

Compartilhe:

Chefe do executivo participa da rodada de entrevistas com gestores públicos da região leste do estado

Respondendo a uma enquete do Bolsao MS, o prefeito de Santa Rita do Pardo comentou a respeito da dificuldade de se gerir uma cidade em tempos de crise, a administração de ‘heranças’ deixadas pelo antecessor, relacionamento com o legislativo e até o combate à pobreza. Vale a pena conferir a entrevista com Cacildo Dagno Pereira (PSDB):

Bolsão MS - É diferente ser chefe do executivo na política atual?

Devido a grandes responsabilidades e a falta de recursos está muito difícil ser prefeito. Na estrutura federativa de alocação de recursos foram distribuídas muitas tarefas para o município e, na contramão disso, a União concentra a maior parte do dinheiro público. No caso de um município pequeno, como Santa Rita do Pardo, muita coisa passa a ser prejudicada em virtude desse sistema, como a atenção básica de saúde, transporte escolar

Bolsão MS - A pressão por resultados durante o mandato vem mais do plano de governo apresentado em campanha ou das contingências que a gestão passa a ter como desafio? Há como planejar uma boa gestão em prefeituras de interior?

Dificuldade nenhuma veio do meu plano de trabalho, porque ele foi baseado na promessa de trabalho. No compromisso firmado, tracei que seria importante atuar no desenvolvimento da cidade, em prol da geração de empregos. Além disso, enfatizei nas eleições e hoje também trabalho muito por melhorias na saúde e na educação.O problema é que a arrecadação é irregular e, um exemplo dessa situação, posso citar os anos de 2014 e 2015. A variação negativa de arrecadação foi de R$ 100.940,00 a menos de um balanço financeiro anual para o outro. Hoje posso dizer que estamos com a prefeitura equilibrada, mas por conta de muita austeridade.

Bolsão MS - Nesse cenário, qual a melhor forma de construir uma relação harmônica com a Câmara Municipal?

O segredo é respeitar o legislativo, tratando o mandato dos vereadores com dignidade, e dialogando com transparência. Sou um prefeito que democratiza as decisões e por isso divido responsabilidades. Se cada poder fizer a sua parte, quem ganha é a sociedade.

Bolsão MS – Por que em cidades com menos de 200 mil habitantes a política de combate à pobreza ainda não é tratada como prioridade na gestão pública?

Não dá para generalizar isso, e em Santa Rita do Pardo a questão da pobreza é tratada com seriedade, pois temos o projeto de cesta básica, leite, bolsa família, curso de capacitação do PRONATEC, SESI, SENAI, SENAR e criamos a sala do empreendedor para captar empresas, fortalecendo o comercio interno e criando empregos. Eu encaro com muita responsabilidade a pobreza, até por ser cristão e trato esse enfrentamento como prioridade na gestão pública.

Bolsão MS – Que prioridades para o seu município foram recebidas com problemas ao assumir essa administração?

Tivemos problemas para melhorar as estradas municipais, já que encontramos as pontes do município sucateadas, e temos mais de 100 pontes de madeira. Já fizemos a recuperação de 33 pontes desde 2013, e gostaríamos de ter feito mais. Também encontramos, no início do mandato, todas as maquinas, da Secretaria de Infraestrutura, sucateadas o que complicou o nosso atendimento de acessibilidade na área rural. Santa Rita do Pardo possui de 37 linhas de transporte escolar, o que exige vigilância da prefeitura na manutenção de vias. Vale lembrar que a continuidade desse trabalho existe investimentos e monitoramento dos problemas, para que eles não fiquem mais caros ao poder público.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS