Especial | Da Redação | 19/12/2017 07h57

Santa Rita do Pardo comemorou ontem 30 anos de existência

Compartilhe:

Santa Rita do Pardo, cidade com quase 8 mil habitantes e pouco mais 6 mil quilômetros quadrados (6.141,615 km²), comemorou nesta segunda-feira (18), 30 anos de existência. Localizada na região do Bolsão de Mato Grosso do Sul, fica à, aproximadamente, 268 quilômetros da capital Campo Grande.

 

História

 

Fundada no ano de 1987 pelo Major Manoel Cecílio da Costa Lima, só foi emancipada dois anos mais tarde. Em reconhecimento à abertura da estrada que liga a capital sul-mato-grossense à Bataguassu, o Major recebeu terras do estado. A estrada, então, traria uma embarcação que serviria para transpor o rio Paraná, com o objetivo de ligar o estado de Mato Grosso do Sul à São Paulo.

 

Documentos datados no ano de 1936 constavam, no município de Três Lagoas, um distrito denominado Chavantina. De 1944 a 1948, a cidade passou a se chamar Xavantina. De acordo com a Lei Estadual nº 1970, o distrito de Xavantina foi transferido de Três Lagoas para o novo município de Brasilândia no final do ano de 1963.

 

Com a divisão do Mato Grosso em 1977, a região passa a pertencer ao novo estado de Mato Grosso do Sul. Por fim, no dia 18 de dezembro de 1987, o município de Santa Rita do Pardo foi criado, pelo então governador mineiro e peemedebista Marcelo Miranda Soares.

 

Comemoração

 

Em comemoração à data especial, o Prefeito Cacildo Dagno Pereira convidou a todos, no último sábado (16), para a realização de um churrasco, que ainda contou com apresentações com duas atrações musicais, ambos da cidade. O evento foi realizado na Associação Recreativa Master e teve a presença do vice-prefeito José Milton de Souza e de servidores municipais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS