Fibria | Com Assessoria Fibria | 29/05/2017 15h10

Máquinas de colheita reduzem custos e aumentam a competitividade

Compartilhe:

A segunda linha de produção de celulose da Fibria em Três Lagoas (MS) vai contar com equipamentos de colheita com a melhor performance no mercado: as máquinas Harvesters (HV) e Forwarders (FW). Utilizadas para realizar a colheita de madeira sem casca, elas não só vão garantir o abastecimento do Projeto Horizonte 2, como irão possibilitar custos de produção bastante competitivos. Ambas possuem cabines equipadas com ar condicionado e os melhores padrões de conforto e de segurança para os profissionais da companhia.

Tecnologia aliada a produtividade

Atualmente, uma operação padrão do Harvester produz, aproximadamente, 25 m³ de toras por hora, enquanto o Forwarder produz 62 m³ por hora. Essa produtividade permitiu, num período de seis anos, reduzir sistematicamente o custo unitário de colheita (custo para produzir 1m³), absorvendo toda a inflação do período e contribuindo para o aumento de competitividade global da Fibria. O sistema operacional computadorizado dos equipamentos mede e indica a produção e todos os dados operacionais relevantes, como comprimento das toras, diâmetro, pressões, temperaturas, entre outros.

Você Sabia?

A parte da frente de uma máquina de colheita florestal, que se parece com uma garra, é chamada de cabeçote. Ela é a responsável por colher, descascar e cortar as toras de eucalipto. Um cabeçote pesa, em média, cerca de 500 quilos, o equivalente a um carro Fusca e duas motos 125cc.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1.056 mil hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no terceiro trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS