Geral | Da redação/ com Camila Carvalho | 29/06/2016 10h00

Fibria capacita Profissionais na área operacional em Três Lagoas

Compartilhe:

A Fibria, acredita que o crescimento está diretamente ligado a uma cultura de alto desempenho, ao protagonismo das pessoas e ao comprometimento de toda a organização. É com essa visão que a empresa iniciou o programa de capacitação Operadores de Primeira Linha (OPL), voltado aos formados nos cursos pós-técnicos que foram contratados para integrar a equipe do Projeto Horizonte 2, que realiza a construção de uma segunda linha de produção de celulose na unidade da Fibria, em Três Lagoas.

O programa propõe a integração entre as áreas de operação e manutenção, permitindo conhecimentos técnicos sobre os equipamentos que os novos operadores terão contato no cotidiano, e à visão sistêmica do processo de produção de celulose.

Para melhor discernimento do conteúdo, o programa foi divido em dois módulos, teórico e prático. A parte teórica, já concluída, teve carga horária de 26 horas/aula e foi voltada para inspeções e pequenas manutenções. A aplicação da didática foi realizada em parceria com o Senai de Três Lagoas (MS).

Atualmente, os profissionais participam do módulo prático. Essa etapa possui carga horária de 42 horas/aulas e busca o aperfeiçoamento profissional por meio de atividades supervisionadas, realizadas na oficina de manutenção e, posteriormente, nas áreas operacionais da fábrica da Fibria em operação.

Para o gerente de Operações do Projeto Horizonte 2, Alexandre Figueiredo, o programa soma conhecimento aos recém contratados e possibilita maior aproveitamento das atividades que eles realizarão. “Essa estratégia é fundamental para criar uma sinergia de trabalho que possibilita um ambiente produtivo. Isso porque os operadores passam a conhecer melhor os equipamentos e as atividades cotidianas, o que possibilita executar com mais eficiência a sua função”, diz Figueiredo.

O consultor de Manutenção do Projeto Horizonte 2 e coordenador do programa, Salvador Mosca Filho, diz que o OPL também permitirá intensificar as regras de segurança e incentivar o comportamento seguro entre os profissionais. “É imprescindível que as atividades sejam realizadas com os padrões de segurança, alinhadas ao compromisso da Fibria, que valoriza o bem-estar e a segurança dos profissionais”, diz Salvador.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS