Governos Municipais | Com Assomasul | 04/05/2018 06h14

Apesar das dificuldades, municípios de MS são destaques nacionais em gestão

Compartilhe:

Apesar das dificuldades enfrentadas pela maioria dos prefeitos brasileiros em decorrência da política econômica do País, alguns deles conseguem driblar a crise e inovar, garantindo uma administração transparente e eficiente, a ponto de ganhar destaque nacional em gestão pública, um privilégio de poucos no momento de turbulência política e institucional que de uma forma ou de outra tem refletido drasticamente nas três esferas de governo.

Um exemplo disso é a cidade de Bataguassu que lidera, entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, o índice “IGM-CFA de Governança Municipal”, conforme atesta o site oficial do Conselho Federal de Administração.

Quem acessar o site http://www.cfa.org.br/ vai poder conferir o histórico dos melhores gestores brasileiros (http://cgp.cfa.org.br/igm/lista.php).

Administrada pelo prefeito Pedro Caravina (PSDB), que também é presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Bataguassu coloca-se entre as 30 melhores do País no ranking do IGM-CFA.

Aliás, apenas Bataguassu e Costa Rica aparecem entre as 100 cidades brasileiras com melhores índices de avaliação, conforme o levantamento.

Caravina atribui a boa performance a um trabalho sério que vem sendo conduzido pela sua equipe de governo ao longo do mandato, enfrentando os desafios do dia a dia, sobretudo, pela eficiência e a seriedade com que se toca a administração pública, olhando em primeiro lugar as prioridades e as demandas da população em vários setores.

O município de Costa Rica é o segundo entre os municípios de Mato Grosso do Sul, atrás de Bataguassu, e o 59º em nível nacional.

Campo Grande, administrada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), aparece em 3º no ranking estadual e em 119º no nacional.

Taquarussu é a 4ª melhor gestão do Estado e 124ª do País, enquanto Chapadão do Sul é a 5º do Estado e a 113ª do país.

Rio Brilhante aparece na 6ª colocação em Mato Grosso do Sul e na 137ª posição em nível nacional. Localizada em São Paulo, a cidade de Ilhabela é a primeira no ranking nacional, segundo o ranking de melhor gestão.

METODOLOGIA

O estudo, realizado em parceria com o Instituto Publix, reuniu índices já consolidados no mercado como o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), entre outros. Foram mais de 400 variáveis encontradas.

A falta de planejamento e controle, o desperdício de dinheiro público, o gasto desenfreado e a corrupção são as principais causas para a crise política e econômica que o Brasil tem vivido. Essa triste realidade motivou o Conselho Federal de Administração, por meio da CGP (Câmara de Gestão Pública ), a criar o IGM-CFA (Índice CFA de Governança Municipal).

Os pesquisadores fizeram um filtro e foram selecionadas variáveis com alta correlação. Posteriormente, elas foram agrupadas em três dimensões consideradas indispensáveis na gestão pública: Qualidade Fiscal (QF), Qualidade da Gestão (QG) e Desempenho (D). A soma desses índices gerou a métrica adotada para chegar ao IGM-CFA.

O indicador criado pelo CFA condensa a informação de diversas variáveis como educação, saúde, gestão, gestão fiscal, gestão ambiental, transparência e accontability, efetividade, informatização, planejamento urbano, articulação institucional, recursos humanos, habitação, vulnerabilidade social, e IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS