Governos Municipais | Com Assomasul | 05/05/2018 09h30

Caravina sugere parceria com o Sebrae para criação de consultoria sobre desenvolvimento

Compartilhe:

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, Pedro Caravina, sugeriu nesta sexta-feira (4) uma parceria com o Sebrae-MS para criação de uma consultoria visando à prestação de serviço, por profissionais qualificados, em torno da formulação de soluções acerca do desenvolvimento econômico dos municípios de Mato Grosso do Sul.

A sugestão foi feita durante discurso do dirigente municipalista na abertura do “Encontro de Prefeitos e o Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento”, no auditório do Sebrae, em Campo Grande.

Promovido em parceria entre o Fórum MS, Sebrae-MS e Assomasul, o evento reuniu agentes públicos de todas as regiões de Mato Grosso do Sul, representantes do governo, Banco do Brasil e da Caixa Econômica.

De acordo com os organizadores, o objetivo do encontro foi discutir desenvolvimento econômico em um ano com tantas mudanças no cenário político e econômico brasileiro, além de promover soluções inovadoras em setores essenciais.

Além de parabenizar ao presidente do Fórum, Renato dos Santos Lima, pela iniciativa e cumprimentar as autoridades presentes ao evento, Caravina ressaltou a importância do debate sobre o tema, tanto para os prefeitos quanto para os secretários municipais de desenvolvimento.

Segundo ele, essa é mais uma importante parceria com o Sebrae-MS em torno da atração de novas empresas de fora e a geração de empregos em várias regionais do Estado, sobretudo, o fortalecimento das vocações regionais.

Ele citou como exemplo de parceria que deu certo com o órgão governamental, a realização da série de seminários municipais para capacitação de técnicos no Siconv (Sistema de Convênios), que teve o apoio do governo estadual, da SFA-MS (Secretaria Federal de Agricultura) e do Confaz-M/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças do Mato Grosso do Sul).

O Siconv é uma ferramenta online que agrega e processa informações sobre as transferências de recursos federais para estados e municípios.

MARCHA A BRASÍLIA

O presidente agradeceu aos prefeitos, secretários municipais e demais gestores públicos que, segundo ele, têm atendido ao chamamento da Assomasul para discussão de pautas e temas de interesse dos municípios e aproveitou para convocá-los para a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que ocorrerá de 21 a 25 deste mês.

Segundo Caravina, essa é a grande oportunidade de se discutir várias matérias pendentes no Congresso Nacional e de buscar novos avanços e recursos extras para atender as demandas da população de Mato Grosso do Sul.

Ele adiantou que para esta Marcha já se inscreveram 55 prefeitos até agora, o que, segundo ele, representa a maior participação de Mato Grosso do Sul no movimento municipalista da história.

O dirigente voltou a defender a aprovação de um novo pacto federativo como forma de garantir mais recursos para os municípios por meio da distribuição mais justa do bolo tributário nacional.

Participaram do evento prefeitos das seguintes cidades: Paranaiba, Navirai, Chapadão do Sul, Sidrolândia, Ladário, Porto Murtinho, Guia Lopes da Laguna, Bataguassu, Pedro Gomes, Antônio João, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Corguinho, Batayporã, Coxim, Jardim, Rio Verde, Nova Andradina, Alcinópolis, Laguna Carapã, Juti, Bandeirantes e Ribas do Rio Pardo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS