Inocência | Da redação/com Assessoria | 09/08/2013 16h20

Nutricionista realiza capacitação para servidores municipais

Compartilhe:

Inocência (MS) - Foi realizada na última terça-feira (30), no Centro de Referência de Assistência Social de Inocência uma capacitação para servidores municipais sobre manipulação e cuidados de alimentos e DTA. A ingestão de alimentos contaminados causa doenças em milhares de pessoas todos os dias. Fatores como conservação, temperatura, manipulação e armazenamento são alguns dos principais causadores das chamadas DTAs, ou doenças transmitidas por alimentos. A contaminação pode ocorrer de várias formas: através de utensílios sujos, de higienização inadequada, da estocagem, bem como da preparação incorreta dos alimentos.

Segundo a Edna Viera Santana, nutricionista, existem mais de 250 doenças transmitidas por alimentos. A maioria delas é causada por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas e pode ocorrer em qualquer época do ano. Os principais sintomas são: falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre, além da possibilidade de atingirem o fígado (hepatite A) e as terminações nervosas periféricas (botulismo). O diretor de departamento de vigilância em saúde, Tiago Zoccal, complementou dizendo que entre os alimentos que mais provocam problemas no País, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, estão os ovos crus e mal cozidos (22,8%), carnes vermelhas (11,7%), sobremesas (10,9%), água (8,8%), leite e derivados (7,1%).

A nutricionista elaborou dez dicas para de proteção contra as Doenças Transmitidas por Alimentos: 1. Cheque o prazo de validade dos alimentos, o acondicionamento e suas condições físicas, como aparência, consistência e odor. 2. Limpe bem os utensílios utilizados na preparação dos alimentos; 3. Lave as mãos antes e durante a preparação dos alimentos; 4. Use água ou gelo apenas de procedência conhecida; 5. Alimentos prontos que serão consumidos posteriormente devem ser armazenados sob refrigeração; 6. Cozinhe completamente, a 60°C, carnes, frangos, ovos e peixes; 7. Reaqueça alimentos conservados a 70°C; 8. Separe alimentos crus dos cozidos ou prontos para comer e utilize utensílios diferentes para cada um deles. É que, se contaminados, os alimentos crus podem transferir os micro-organismos aos outros ingredientes durante a preparação; 9. Pescados e mariscos oferecem riscos, pois podem estar contaminados com toxinas que permanecem ativas mesmo depois de cozidos; 10. Evite consumir pratos que contêm ovos crus ou mal cozidos, como gemadas, ovos fritos moles e maionese caseira. Também não consuma sorvetes de procedência duvidosa. A nutricionista lembra ainda que maiores informações podem ser adquiridas através do site do portal da saúde.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS