Inocência | Da Redação/Com JPNews | 27/05/2015 09h01

Produtor rural é multado por degradação ambiental

Compartilhe:

Um produtor rural de Inocência foi multado pela Polícia Militar Ambiental de Cassilândia por criar gado em Área de Preservação Permanente (APP). A autuação aconteceu na tarde de segunda-feira, quando os policiais ambientais, em fiscalização por propriedades rurais daquela região, encontraram criação de gado em uma nascente.

Conforme informações da PMA, o pecuarista criava animais na faixa de domínio de uma via férrea, permitindo que os animais tivessem acesso a ferrovia, que está ativada.

Além do risco de um acidente ferroviário, a PMA apontou também que os animais ficavam em área de várzea e olhos d’água, que são protegidas. Até mesmo currais foram construídos no local, o que é proibido por lei.

“A área cercada era utilizada para dessedentação do rebanho e estava sendo pisoteada pelo gado e equinos, afetando a vegetação que estava em regeneração. Os caminhos que os animais utilizavam estavam iniciando-se processos erosivos”, destacou a PMA, em nota à imprensa.

Aos policiais ambientais, o produtor informou que utilizava o espaço por não ter onde colocar os animais.

Ele foi multado em R$ 10 mil e também responderá por crime ambiental e, caso condenado, poderá pegar uma pena de detenção de um a três anos. As atividades foram interditadas e o produtor rural foi notificado a retirar os animais do local.

A PMA também acionou a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e vegetal (Iagro). Os fiscais apreenderam os animais, que não estavam vacinados. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS