Autoridades discutem enfrentamento a queimadas em Três Lagoas

"/>
Meio Ambiente | Com Prefeitura de Três Lagoas | 07/08/2020 07h27

Autoridades discutem enfrentamento a queimadas em Três Lagoas

Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira (06), diversas autoridades ligadas ao Meio Ambiente se reuniram na sede do 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Três Lagoas para debater e encontrar soluções para o problema dos incêndios florestais e queimadas urbanas.

Diante do aumento de 30% nos atendimentos do Corpo de Bombeiros , nas ocorrências envolvendo os incêndios florestais e das diversas denúncias de queimadas em terrenos baldios e lixo na área urbana do Município, as entidades sentiram a necessidade de intensificar ações e traçar estratégias para coibir esta prática.

A secretária de Meio Ambiente e Agronegócio, Maysa Costa, esteve no encontro, onde pontuou as ações que a Administração Municipal vem realizando ao longo da gestão, por meio da pasta.

“Nossas equipes de educação ambiental estão sempre levando a conscientização ambiental para os diversos setores da sociedade, assim como os fiscais estão atuando diariamente, atendendo às denúncias e lavrando autos de infração. Acho muito importante essa reunião para pontuarmos o que cada órgão pode fazer para melhor preservarmos o meio ambiente”, destacou.

Maysa considerou como positiva a reunião, já que os representantes das entidades e órgãos demonstraram interesses em fechar parcerias para ampliar as ações preventivas e de conscientização ambiental em Três Lagoas.

Estavam presentes representantes da Polícia Militar Ambiental (PMA), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), Promotoria do Meio Ambiente, Delegacia Regional de Polícia Civil, Câmara Municipal, Sindicato Rural de Três Lagoas e PAM – Plano de Auxílio Mútuo de Três Lagoas.

QUANDO E QUEM PROCURAR?

INCÊNDIO FLORESTAL – A PMA é responsável em atender às denúncias e fiscalizar incêndios florestais e em grandes áreas rurais.

LIXO E TERRENOS URBANOS – A SEMEA fiscaliza queimadas em lixo e terrenos baldios na área urbana de Três Lagoas, região de ranchos e distritos, podendo autuar os autores, caso sejam identificados.

PARA APAGAR FOGO – O Corpo de Bombeiros é a única autoridade com mecanismos e profissionais capazes de combater incêndios. Vale ressaltar que o CB não apaga fogo em terreno baldio, exceto se houver risco de comprometer rede elétrica e imóveis próximos.

SERVIÇO

A população pode denunciar ocorrências de queimadas urbanas pelo telefone (67) 3929-1248 (SEMEA), pelos canais da Ouvidoria da Prefeitura de Três Lagoas (67) 3929-1488 ou pelo site http://ouvidoria.treslagoas.ms.gov.br/. Incêndios podem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros pelo telefone: 193.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS