Paranaíba | Da redação/ com Prefeitura de Paraníba | 04/05/2016 15h36

Prefeitura de Paranaíba finaliza instalação de placas de identificação em ruas

Compartilhe:

A Prefeitura de Paranaíba, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), está finalizando a instalação de placas de identificação com os nomes das ruas em todas as quadras do município. Essa ação, que durou cerca de um ano e meio, foi possível devido a uma negociação do Demutran com empresas locais, as quais patrocinaram as placas.

A iniciativa surgiu para atender a uma determinação legal e também para sanar às inúmeras reclamações da população sobre as ruas sem indicações, o que dificultava o trabalho dos carteiros e dos mototaxistas, assim como prejudicava a população em geral que não consegui se localizar.

A identificação das ruas com seus respectivos nomes é uma obrigação, prevista em lei desde 2005. Por este motivo, a Prefeitura não mediu esforços para se adequar à legislação, buscando alternativas para a implantação das placas, tendo em vista a dificuldade por falta de receita.

O primeiro passo, realizado em 2014, foi a contabilização do quantitativo de quadras, onde constatou-se que o município possui 1100 quadras e aproximadamente mais de 500 em loteamentos irregulares.

A partir desse número, verificou-se que seriam necessárias mais de seis mil placas de identificação, tendo valor estimado em R$ 200 mil. Como a Prefeitura não detinha esse montante para a execução do projeto, o Demutran buscou apoio das empresas.

O departamento notou, então, que as empresas vinham ao município, faziam vendas de publicidades no Centro da cidade e os bairros ficavam esquecidos. Então, o Demutran proibiu essas empresas de contemplarem apenas a área central da cidade.

Assim para solucionar o problema, o Demutran fez um acordo com as empresas, o qual consistia em entregar 50 placas de identificação para os bairros para cada propaganda instalada em poste no Centro. Dessa forma, nesse período de 18 meses, foram instaladas seis mil placas em todas as vias da cidade.

A Prefeitura comunica ainda que as placas que foram implantadas com algum erro serão trocadas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS