Paranaíba | Com Prefeitura de Paranaíba | 26/03/2022 07h24

Rio Santana recebeu limpeza em alusão ao Dia Mundial da Água em Paranaíba

Compartilhe:

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Associação de Pesca Esportiva de Paranaíba (APEPAR), realizou uma ação de limpeza no Rio Santana, na última sexta-feira (18), em comemoração ao Dia Mundial da Água, que ocorreu do dia 22.

O prefeito Maycol Queiroz destacou a importância da operação, dada a relevância do rio para Paranaíba. “Temos um carinho especial por esse rio que margeia nossa cidade e se torna tão importante para trazer lazer aos nossos munícipes e que atrai a visita de turistas de todos os Estados que nos cercam. Tenho um sonho de tornar nossa cidade uma Estância Turística e nosso Rio Santana sempre terá nossa atenção e cuidado, assim como todas as questões que envolve nossa cidade”, declarou o prefeito.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Macedo Grande, a limpeza teve início no Parque Aquático subindo as margens do Rio Santana, recolhendo 70 de resíduos, como: garrafas PET, restos de geladeiras, sacolas, capacete e vários outros resíduos jogados indevidamente nas próprias águas ou nas encostas. “Trata-se de uma ação simbólica, nesta data especial, e que poderá ser repetida em breve. O material coletado já tem destino certo. Todos os recicláveis serão encaminhados à reciclagem e o restante irá ao lixo”, explicou o secretário de Meio Ambiente, que participou da intervenção.

O secretário afirma que não basta fazer a retirada de entulhos; é necessária a parceria e a conscientização da população para que os rios sejam protegidos. José Carlos explicou a ação que vem sendo feita pela Prefeitura e informou que a população pode e deve denunciar, através do fone 3669-0000, qualquer espécie de crime ambiental, incluindo o descarte de resíduos nos rios.

Neste caso, o infrator fica sujeito à advertência e multa, em caso de reincidência. “Eles são um patrimônio de todos nós, mas estão doentes. Nosso grande desafio é recuperá-los para as próximas gerações. Para vencermos o desafio de salvar nossos rios, precisamos de uma forte parceria entre o poder público e a sociedade”, encerrou o secretário.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS