Pecuária | Com Portal do MS | 18/06/2018 11h30

MS participa da discussão do Plano de Erradicação da Aftosa sem Vacinação

Compartilhe:

O Governo do Estado participa da primeira reunião do Bloco V – formado por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – que discute em Cuiabá (MT), de 19 a 21 de junho, o Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, prevendo a retirada da vacinação até 2026.

Na abertura do evento serão apresentados os painéis que tratam do “Plano Estratégico 2017-2026 do PNEFA, as atualizações implementadas a nível nacional e orientações para gestão das operações nos estados”. No segundo painel, ainda no primeiro dia do encontro, o tema a ser discutido é a “Sustentação financeira do Plano Estratégico”.

Na quarta-feira (20.6), a discussão será em torno das “Características geográficas e estruturais das fronteiras da região com impactos na transição de status sanitário” e apresentação do Programa de Defesa Agropecuária na faixa de fronteira.

Na sequência, um painel trata do Plano Estratégico 2017-2026 do PNEFA e coloca em discussão o Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários Oficiais.

“O papel colaborativo dos fundos na execução do Plano”, o “Bioterrorismo e contraterrorismo” e “As perspectivas de evolução regional para o status de livre de febre aftosa sem vacinação e cumprimento da última etapa do PHEFA” são os temas que encerram os trabalhos.

No último dia de discussões entram em pauta as atualizações sobre a fronteira de Roraima com a Venezuela, o aplicativo “Pec Saúde Animal” e, por último, a visão prospectiva do Paraná na adoção do cronograma do Bloco V.

A equipe de Mato Grosso do Sul que participa do evento é formada pelo diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta; o vice-diretor, Roberto Bueno; o gerente de Defesa Sanitária Animal, Rubens de Castro Rondon; a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Marcia Rabelo; o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa e fiscal estadual agropecuário e médico veterinário, Fernando Endrigo Ramos Garcia; o superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta; e o coordenador de Pecuária, Marivaldo Miranda.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS