Personalidades | Roberto Abib | 29/10/2011 14h25

Maria Veridiana Vieira

Compartilhe:

Maria Veridiana Vieira

Já faz 15 anos que Maria Veridiana Vieira chegou ao município de Aparecida do Taboado. Nos primeiros anos teve problemas sérios de saúde, e para que sua filha não deixasse de estudar para zelar a mãe, Veridiana começou a freqüentar a Escola São Jerônimo com a filha. “Com o tempo, comecei a me interagir com os professores e ajudá-los em atividades de leitura e alfabetização”.

Tornando-se uma Amiga da Escola, Veridiana passou a desenvolver um projeto de teatro com os alunos. “E a medida que me envolvia com o teatro, eu passava a tomar menos remédios e me sentia mais disposta”.  Com doze anos de existência, o projeto de teatro “Prazer Estou Aqui” possui peças teatrais que discutem temas como drogas e preconceito, que já envolveu mais de 300 jovens do município.

Outra temática que Veridiana traz ao palco é sobre o alcoolismo. “Eu tive pais alcoólatras e isso me trouxe muitos transtornos, o que me faz levar isso ao palco junto à meninada”. O projeto “Prazer Estou Aqui” já montou nove peças, sendo uma delas, O Grito do Silêncio, que ficou oito anos se apresentando em municípios da região.

Maria Veridiana Vieira Nasceu no Garujá – SP, foi criada em Santos – SP, e tem 54 anos.

Política

Atuando em política há mais de 40 anos, Veridiana conta da última campanha em que participou, na qual foi eleito o prefeito de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira.

“Quando o André disse que iria se candidatar a prefeito, pra mim que tem uma visão questionadora com relação ao preconceito, foi assustador. Eram vários partidos contra 10 pessoas, tinha dias que só havia nós nas palestras”. Veridiana saiu como candidata a vereadora e relata que para ajudar o candidato a prefeito, os candidatos a vereadores do mesmo partido faziam campanha juntos, um ajudando ao outro.

Sem dinheiro, a corrente política formada por dez pessoas, passou por dificuldades e cansaço. “Às vezes sentamos no meio-fio das calçadas e vinha gente nos oferecer café e pão”.

Veridiana define a vitória do prefeito André e dos vereadores eleitos como um exemplo de amizade e dignidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS