Procon: pesquisa do Dia de Finados mostra diferença no preço dos produtos
Pesquisa do Dia de Finados realizada pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) realizada nos dias 21 e 22 de outubro em Campo Grande mostra uma diferença de até 500% no preço de produtos tradicionalmente comercializados nesta época do ano.
O estudo foi realizado com base em informações de 31 floriculturas e 03 supermercados. Foram pesquisados os preços de 36 itens e divulgados 31, considerando que dois produtos não foram encontrados em mais de dois estabelecimentos visitados pela equipe do Procon/MS.
A maior variação, de 500%, foi observada nas floriculturas. Com preços pesquisados em 11 estabelecimentos, o vaso pequeno da flor Kalanchoe ou Calandiva podem ser encontradas pelo valor mínimo de R$ 5,00 e máximo de R$ 30,00.
Já em supermercados, a variação no preço das flores foi de 243,03% no vaso grande da flor Kalanchoe. O mesmo produto pode ser encontrado pelos valores de R$ 13,99 e de R$ 47,99. Na sequência o vaso pequeno comum da flor ornamental Crisântemo pode custar de R$ 9,99 a R$ 27,99, que representa uma diferença de 180,18%.
A pesquisa do Procon também identificou variação de 134,43% no preço da vela de 7 dias que pode ser encontrada pelo valor de R$ 10,66 a R$ 24,99. A menor variação foi no pacote de 8 unidades da vela n° 3, que tem variação de 21,46% com preços de R$ 6,99 a R$ 8,49.
Comparativo anual
O Procon também fez um comparativo com os preços executados no ano passado (2020) e os praticados atualmente (2021) em mercados e floriculturas. A variação foi de até 49,47% de alta no preço das flores, e de até 36,55% no preço das velas.
Os dados da pesquisa também indicam produtos que tiveram redução nos preços, como é o caso do vaso pequeno da flor Margarida Campestre que ano passado custava R$21,32 e neste ano pode ser encontrada a R$ 14,00, uma queda de -52,29% no preço.
O objetivo da pesquisa realizada pelo Procon, vinculado a Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), é orientar o consumidor, oferecendo a possibilidade de adquirir os produtos que necessitam gastando menos.
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