Política | Da redação/ com Diego Silva | 28/06/2016 13h50

Crise política dificultará campanha eleitoral em MS, afirma especialista

Compartilhe:

O eleitor está muito mais atento e exigente em face aos acontecimentos na política nacional, e esse comportamento vai se refletir diretamente nas próximas eleições. Os políticos de promessas vazias ficarão para trás nesta eleição, que será uma das mais difíceis em Mato Grosso do Sul. A avaliação é do advogado e especialista em direito eleitoral e coach, André Luiz Godoy Lopes, que confirma a influência da Operação Lava Jato, nas eleições municipais de 2016.

Segundo Lopes o sul-mato-grossense tem participado mais ativamente da política, e a facilidade e rapidez dos meios de comunicação, bem como o acesso destes, pelo eleitor, cria um novo momento. “Discurso bonito e recheado de promessas é fácil. Difícil é atender as demandas do eleitor que, mais do nunca, terá que ser ouvido e atendido. As campanhas deverão apresentar possibilidades de resultados efetivos e, mesmo assim, tudo será muito argumentado pelo eleitor de todas as classes sociais”, pontua o coach.

O cenário atual que se desenha, com processo de impeachment em andamento, operações que revelam frequentes atos de corrupção em instâncias jurídicas estadual e nacional, são questões de ordem política, que nunca estiveram tão presentes nas discussões dos brasileiros, atingindo, principalmente, aqueles estados que possuem personagens envolvidos, como Mato Grosso do Sul.

“Há uma mudança comportamental nítida nos eleitores. A credibilidade será comprovada mediante o trabalho já prestado. Teremos duas situações nas eleições deste ano: candidatos que já têm uma folha de serviços prestados, sejam como lideranças locais, ou mesmo com mandato, e aqueles que se aventuram. E estes com serviços prestados para população merecerão destaque, pois são pessoas com ações e projetos que o eleitor busca. E não aquele que quer se aproveitar da política”, destaca Lopes ao indicar capacitação aos candidatos.

Em Campo Grande, Lopes reunirá 50 profissionais da política sul-mato-grossense, no dia 16 de julho, com a finalidade de instruir sobre as estratégias necessárias para o êxito na campanha. “A política é como o mundo, dinâmica e em constante transformação. E é isso que pretendemos mostrar no curso. Esse dinamismo e essa capacidade de se manter constantemente em mudança, mas para melhor, e para atender as necessidades da população”, finaliza os especialista, que por oito horas fará instruções a candidatos, coordenadores e membros de equipe de campanha, traçando estratégias para atração de votos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS