Região | Da redação/ com SEDEMA | 28/04/2016 14h58

Território do Bolsão aprova propostas para PROINF – mulher

Compartilhe:

O Território da Cidadania é um programa lançado em 2008 pelo Governo Federal e visa a redução das desigualdades sociais, a superação da pobreza rural e a promoção de um desenvolvimento harmonioso e sustentável. Para isso conta com a articulação de políticas públicas e a atuação protagonista das diferentes organizações e segmentos representativos existentes nos territórios.

O Território Rural Bolsão é o quinto a ser criado no Estado e é composto por oito (8) municipios sendo Água Clara, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas. Para promover a articulação do Território foi criado o Núcleo Diretivo que é composto por dois (02) membros indicados entre os membros do Colegiado do Território que é composto por quatro (4) membros do Poder Público e quatro (4) da Sociedade Civil Organizada. Os Colegiados Territoriais têm papel fundamental na definição de prioridades de projetos para infraestrutura rural nos territórios.

A Ação de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais PROINF, operacionalizada pela SDT/MDA, tem contribuído para a qualificação de processos produtivos e econômicos da agricultura familiar nos Territórios Rurais.

Parcerias com estados, municípios e participação da sociedade têm apoiado a aquisição de equipamentos e a construção de infraestrutura para a produção, beneficiamento, escoamento e comercialização de produtos da agricultura familiar. Estes resultados posicionam o PROINF como importante instrumento indutor dos processos de inclusão produtiva, de geração de trabalho e renda e de autonomia econômica de famílias e empreendimentos da agricultura familiar nos Territórios Rurais.

No ultimo dia 05 de Abril de 2016 na sede do Assentamento São Joaquim localizado no Município de Selviria reuniu-se os membros do Núcleo Diretivo e do Colegiado do Território do Bolsão onde compareceram os municípios de Três Lagoas, Chapadão do Sul, Selvíria, Inocência, Paranaíba, com o objetivo de apresentar propostas para a Chamada Especial para Grupos Produtivos de Mulheres Rurais que disponibilizará recursos para viabilizar apoio à produção, beneficiamento, equipamentos para processamento de produtos agropecuários, armazenamento, transporte e comercialização da produção de grupos produtivos de mulheres em Territórios Rurais.

Para cada Território será empenhada apenas uma proposta sob o valor de R$100.000,00 que poderá ser ampliado em 20% pela comprovação de que o Comitê de Mulheres registra jovens e/ou representação de Povos e Comunidades Tradicionais na sua composição, alcançando o valor máximo de repasse de R$120.000,00.

Dentre as propostas apresentadas o Colegiado aprovou a do Município de Três Lagoas, pelo fato do grupo produtivo de mulheres composto pelos Assentamentos 20 de Março, Cinturão Verde e Assentamento Pontal do Faia possuir um barracão para entreposto de hortifrutigranjeiros o qual necessita adquirir equipamentos como geladeiras câmara fria e embalagens para transporte e armazenamento de produtos. Como segunda prioridade caso haja desistência ou alguma dificuldade foi selecionada a proposta do Município de Selvíria que necessita adquirir equipamentos para produção de doces e um veiculo para escoamento da produção do grupo de mulheres dos Assentamentos São Joaquim, Canoas e Alecrim.

Nesta reunião ficou definido por eleição que CLEDERSON MARCHI popular (TÓLA) representante do poder público de Chapadão do Sul será o novo coordenador do Núcleo Diretivo do Bolsão em substituição ao senhor José Lourenço que solicitou afastamento da coordenação. Também ficou definido que a próxima reunião do Núcleo será no dia 07 de Junho de 2016 as 13:00 horas na sede do Assentamento 20 de Março situado a Br 262 km 44 no Município de Três Lagoas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS