"/>
| Da Redação/Com Rio Pardo News | 27/02/2015 09h19

Ex-presidente da Câmara é solto após três meses na penitenciária

Compartilhe:
Betinho terá que comparecer no Fórum para justificar suas atividades de dois em dois meses. (Foto: Reprodução/Internet) Betinho terá que comparecer no Fórum para justificar suas atividades de dois em dois meses. (Foto: Reprodução/Internet)

Adalberto Alexandre Domingues, ex-vereador presidente da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, foi colocado em liberdade no final da tarde desta quinta-feira, após três meses de cadeia no complexo penitenciário de Campo Grande (na saída para Três Lagoas).

Ele estava com prisão preventiva decretada devido as denuncias do Ministério Público sobre “farra de diárias” na Câmara Municipal e contratos fraudulentos que teriam lesado o município de Ribas do Rio Pardo em cerca de R$ 3,5 milhões.

Ele estava preso desde o dia 26 de novembro de 2014 e renunciou ao seu mandato de vereador de dentro da cadeia. Ele colocou isto como motivo no pedido de revogação da prisão preventiva. “O Ministério Público de Ribas do Rio Pardo opinou pelo deferimento (aceitação) do pedido com aplicação de medidas cautelares da prisão”, conforme consta na decisão do juiz de direito Evandro Endo, de Ribas do Rio Pardo também.

Juntamente com Betinho, como é popularmente conhecido, seu contador Cleiton Gomes Teodoro, também foi colocado em liberdade. “Reputo imprescindível abranger os efeitos desta decisão ao acusado Cleiton Gomes Teodoro, salientando que foram acusados por fatos semelhantes”, escreveu o juiz Evandro Endo.

Mesmo autorizando a revogação da preventiva, o juiz considera que “ainda remanesce o temor pela comunicação entre os denunciados (Betinho e Cleiton) e com as testemunhas, seja para dissuadi-las, persuadi-las ou pressioná-las.” Exatamente por este motivo, ele considera “indispensável a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão a fim de manter a incolumidade de instrução criminal que ora se aproxima.”

Isto significa que Betinho não poderá ter contato com as seguintes pessoas mencionadas pelo juiz: Marcos Gomes da Silva Junior, Gil Nei Paes da Silva (pregoeiro), Cristiane Francisca de Souza, Adão Coene Batista (vereador), Joaquim Santos de Oliveira (vereador), João Alfredo Danieze (advogado), Jorge Nizete dos Santos (advogado), Reginaldo Salomão (delegado de Polícia), Fernando Pereira de Paula e Silva (Agente de Polícia Civil), José Domingues Ramos (prefeito), Lilian Aparecida Xavier de Moura, Alexandra de Oliveira Machado (proprietária Churrascaria Dois Irmãos), Marco Aurélio Ramos (proprietário empresa Conecta) e Luiz Antonio da Silva.

Além disso, Betinho terá que comparecer no Fórum para justificar suas atividades de dois em dois meses. Está proibido de alterar seu endereço residencial (se mudar de casa) sem comunicar o Juiz, bem como sair de Ribas do Rio Pardo sem autorização. Betinho pagou fiança de R$ 5 mil e seu contador também.

Consta na decisão do Juiz que ele também terá “afastamento do cargo público ocupado.” Ele já apresentou sua renúncia e outro vereador (Luiz do Sindicato) já assumiu em seu lugar. O juiz esclarece também que “o descumprimento das medidas impostas acarretará nova decretação da prisão preventiva dos acusados.”

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS