Rural | Com Mariele Machado | 27/09/2016 14h56

‘Sangria de Seringueiras’ é tema de curso no Sindicato Rural

Compartilhe:

O Sindicato Rural, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), promoveu no período de 20 a 22, o curso de ‘Sangria de Seringueiras’, para 10 participantes, com carga horária de 24 horas.

O instrutor, Ramiro Juliano da Silva, explicou que a vida útil de um seringal depende, basicamente, da qualidade do trabalho de sangria sendo necessários conhecimentos sobre frequência de corte, profundidade e inclinação, fatores que definem e qualificam o trabalho do sangrador e a produtividade do seringal. “Os participantes da capacitação aprenderam sobre a anatomia da seringueira, os tipos de corte e como são feitas as marcações da linha de corte e a colocação do equipamento de sangria na árvore. Durante o treinamento também foram passadas técnicas para coletar e armazenar o látex, identificar doenças e fazer a avaliação do seringal”, explicou Ramiro.

De acordo com o Senar/MS, em 2030, Mato Grosso do Sul terá 50 mil hectares de seringueira e vai figurar na segunda colocação entre os maiores estados produtores de borracha, atrás apenas de São Paulo.

SENAR
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam ao desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

O SENAR está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio.

Cursos

O Sindicato Rural está focado em ofertar novos conhecimentos aos produtores e trabalhadores rurais e abre as portas para a comunidade. Estes cursos, promovidos gratuitamente, visam ampliar os horizontes de quem se compromete a cumprir a agenda de treinamentos, possibilitando, também, o aumento da renda familiar dos participantes. Mais informações dos cursos pelo telefone (67) 3565-1288.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS