Saúde | Com Mariele Machado | 27/03/2017 14h54

‘Ônibus da Saúde’ da Cassems atende população de Aparecida do Taboado

Compartilhe:

A correria diária muitas vezes é um empecilho para se agendar aquela consulta de rotina com o médico. Pensando nesse aspecto e com objetivo de promover ações de prevenção à saúde do servidor, o SIMTED (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), em uma parceria com a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, promoveram na manhã do último sábado, dia 25, o atendimento preventivo às servidoras com o “ônibus da saúde”.

O ônibus com consultório médico estacionou às 7 horas, na frente do SIMTED e durante toda a manhã realizou exames preventivos e mamografia em 100 servidoras, proporcionando comodidade e atendimento, com excelentes profissionais.

Para o presidente do SIMTED, Ronilson Nogueira Machado, esta parceria é muito importante para o município. “Como Aparecida do Taboado é um município pequeno não dispõe de certos exames, e graças a parceria com a Cassems pudemos trazer esta estrutura para nosso município, onde as servidoras do Estado puderam realizar os exames preventivos com a mesma tecnologia que vemos nos hospitais de grande centros”, destacou.

De acordo com Soraya Rita Eterna de Liam, gerente regional da Cassems, o principal objetivo do projeto é atender a população do interior que normalmente não têm acesso fácil a esse tipo de procedimentos, além de combater os dois tipos de cânceres que mais atingem o público feminino: colo de útero e mama. Se diagnosticados e tratados precocemente, têm maiores chances de cura.

“As pacientes são todas agendadas previamente pela equipe da Cassems, que realiza uma triagem das beneficiárias que estão com seus exames em atraso. Sempre destacamos que é muito importante a mulher realizar seus exames anualmente, porque o câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças silenciosas, sem sintomas nas fases iniciais”, explicou Soraya.

Foi pensando em sua saúde que a aparecidense Dorotéia Fátima Faria foi fazer a mamografia, e destacou a facilidade de ter esse tipo de atendimento na cidade. “Achei muito boa essa oportunidade de ter o ônibus aqui, por causa da facilidade que traz para nós, beneficiários. Eu, por exemplo, já tinha muito tempo que não realizava o exame e com o ônibus aqui ficou muito mais prático”, falou.

Já Jandira Rodrigues do Santos Moris realiza os exames anuamente e aproveitou a passagem do ‘Ônibus da Saúde’ da Cassems por Aparecida do Taboado para fazer a mamografia e o preventivo de 2017. “Aproveitei a oportunidade para fazer os exames deste ano, com a saúde não se brinca, ainda mais quando se trata de uma doença como o câncer”.

“Ônibus da Saúde” é equipado com salas para exames ginecológicos, mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS