Saúde | Com Prefeitura de Santa Rita do Pardo | 04/08/2020 10h17

Prefeitura orienta população a manter cuidados contra a dengue

Compartilhe:

Juntos Contra a Dengue

A Prefeitura de Santa Rita do Pardo, através da Secretaria de Saúde e do Setor de Vetores e Endemias, relembra a população sobre os cuidados necessários para evitar criadouros do Aedes Aegypti, mosquito vetor da dengue e de outras doenças, como zika e chikungunya. Conforme o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti, o município registra 5 casos confirmados da doença. A melhor forma de se evitar o vetor é combatendo os locais propícios para sua criação. O trabalho contínuo necessita da ajuda de todos !

Orientações preventivas contra a Dengue:

Entre as orientações é importante não permitir o acúmulo de água em latas, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d' água, tambores, sacos plásticos, lixeiras, ambientes estes propícios para a proliferação do mosquito. É necessário também estar sempre atento aos quintais. Os principais sintomas, como febre alta, dores de cabeça e no corpo; vômito e diarreia, é necessário que o paciente procure atendimento médico. Os bloqueios de combate ao Aedes estão em andamento atendendo locais com maior concentração de focos do mosquito, no Bairro Nova esperança, Novo Horizonte e alguma residências no centro, foram realizados apenas em caso de notificação de dengue, A ação mais uma vez contou com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias, que durante a ação repassaram orientações aos moradores sobre prevenção. A atividade se estenderá a todos os bairros.

O período de chuvas está chegando, e com ele a dengue

Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro traz o período de chuvas.Nesta época, é maior o acúmulo de águas paradas e a conseqüente proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da dengue. Os Agentes de Endemias estão realizando visitas de rotina em domicílios e em pontos estratégico como: oficinas, borracharias, Detran por contra dos carros velhos, e visitas no cemitério, que são pontos estratégicos à cada quinze dia. É importante salientar que está tudo sobre controle, tudo o que está sendo feito é para prevenção !

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS